O digital influencer japonês Tsuyosahi Yamaguchi e a fotógrafa Eliana Yamaguchi participaram de um bate-papo com os alunos das Escolas Estaduais de Tempo Integral (Eeti) Professor Djalma da Cunha Batista e Jacimar da Silva Gama, ambas no Japiim, zona sul de Manaus, nesta quarta-feira (09). A Djalma Batista, que recebeu a ação no auditório da unidade, foi a primeira escola pública do Brasil a ter o ensino bilíngue Português-Japonês.
Dono do canal no Youtube “Ola Guti”, o influencer conta com mais de 300 mil seguidores e se reuniu com alguns dos estudantes do 5º ao 9º ano, do Ensino Fundamental, da Djalma Batista, e da 1ª à 3ª série, do Ensino Médio, da Jacimar Gama.
O gestor da Eeti Djalma Batista, Luís Centurião, falou como os estudantes ficaram empolgados de conhecer o digital influencer japonês e sobre o domínio dele com a Língua Portuguesa, o que facilitou ainda mais a interação com os alunos.
“Ele é uma atração para os nossos alunos e eles ficaram muito motivados com a visita dele na escola. Ele conheceu as instalações (da escola), interagiu com os meninos e teve um bate-papo para conhecer um pouco da realidade deles. Foram selecionados alunos de diversas turmas para que eles pudessem conhecer e ter essa conversa com o Guti. Além de japonês, ele fala português e isso facilitou muito para interagir com os alunos,” contou o gestor.
Conhecendo a escola
Nesta semana, acontece o Jungle Matsuri, um festival de música e culinária japonesa promovido pela Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental (Nipakku), o digital influencer veio a Manaus, para participar da atividade e passou na escola para a conhecer.
Guti conversou com os alunos sobre diversas questões como diferenças culturais, questões do idioma, entre outros. Ele contou que ficou muito curioso sobre a escola quando soube do ensino bilíngue japonês-português e muito feliz quando os estudantes vieram conversar com ele usando a língua japonesa.
“Eu fiquei com muita curiosidade de conhecer a escola e hoje eu vim. Eu estou muito animado para conhecer os alunos. Já conversei com alguns que vieram falar comigo em japonês, eu fiquei feliz e ao mesmo tempo surpreso, foi muito legal”, falou o influencer.
A fotógrafa Eliana Yamaguchi, que também é casada com influencer, o acompanhou durante toda a visita pela escola. Ela é a responsável por filmar os vídeos de Guti. Eliana destacou que saiu do país ainda criança e que ao voltar está redescobrindo o país junto de Guti.
“Eu fui para o Japão com 10 anos e voltei agora com 30, casada com um japonês. A gente está passeando por todo o Brasil e eu tô redescobrindo o país junto com ele. Eu não fazia ideia que existia uma escola bilíngue japonês-português. Estou gostando muito de conhecer. Eu achei incrível ser uma escola pública e que dá essa oportunidade ao aluno para aprender outro idioma. Estou gostando muito”, contou Eliana.
Empolgação e Expectativas
Muitos dos estudantes presentes no bate-papo já conheciam Guti, seja pelo Youtube ou pelo Instagram. Outros não; mas, mesmo assim, ficaram empolgados em recebê-lo no Djalma Batista. Um desses estudantes foi o Caio César Pinheiro, de 12 anos. Aluno do 6º ano do ensino fundamental, Caio contou que adorou conhecer o influencer e como a palestra foi divertida para ele.
“Gostei muito da palestra e adorei conhecer o Guti. Eu estava muito ansioso para conhecer. A palestra foi muito divertida. Espero que ele venha de novo. É uma honra ter uma pessoa muito famosa do Japão aqui na nossa escola”, falou o aluno.
manaus show Agrifest amazonas Agrifest Rodeio Show manaus exposição cultura aniversário manaus amazonas amazonas esporte manaus Pet+Run manaus diversão halloween hotel das almas perdidas exposição hip hop manaus Expressando Arte amazonas festa manaus gospel evento festival cultural de tabernáculos evangelico amazonas música amazonas encontro de tenores do brasil teatro amazonas manaus canção teatro espetáculo amazonas eu capitu manaus cultura drogas amazônia segurança amazonas fronteira rios manaus Ministério Público do Amazonas Operação Metástase do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado Edmundo Ferreira Brito Netto investigação afastamento Manaus Junta Comercial do Amazonas