O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) atendeu, na primeira fase da Operação Aceiro 2023, 154 ocorrências nos municípios de Humaitá, Lábrea, Boca do Acre, Manicoré e Apuí. Deste total, 115 foram de combate a focos de incêndio em áreas de vegetação. Os dados, que correspondem ao período entre 12 de julho e 8 de agosto, fazem parte do plano de ação do Governo do Estado para combater o desmatamento e as queimadas no período da estiagem.
De acordo com o comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Ximenes Muniz, na terça-feira (08), a corporação realizou a troca de fase da operação, com retorno dos bombeiros que estavam atuando nos cinco municípios, desde julho, e envio de novas equipes para a segunda fase.
“Nosso trabalho tem sido de monitoramento, prevenção, fiscalização e, principalmente, combate dos focos de queimadas nesses municípios que compõem o chamado ‘Arco do Fogo’. Realizamos, ontem, a troca das equipes operacionais nos municípios, iniciando assim a nova fase da operação. Vale destacar que a maior parte das áreas de ocorrências são terras de responsabilidade do Poder Federal. Por isso, também temos o apoio da Força Nacional nesse serviço operacional”, destacou coronel Muniz.
Dados
Das 154 ocorrências atendidas pela corporação, Humaitá teve o maior número, compreendendo 28% dos registros de atendimento, seguido por Lábrea com 26%, Boca do Acre com 16%, Apuí com 16% e Manicoré com 14% dos casos.
“Além das ocorrências de combate a focos de incêndios, nossos bombeiros também são acionados para ocorrências de outros segmentos como, por exemplo, resgate de animais silvestres, controle de inseto, busca em área de selva e acidente de trânsito. Por esse motivo, sempre enviamos militares de diversas áreas de atuação”, disse o comandante-geral do CBMAM.
Preparo Técnico
Nos dias 2 e 3 de agosto, o Corpo de Bombeiros realizou a Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC) para os militares que foram convocados para a segunda fase da Operação Aceiro. O treinamento aconteceu com aulas teóricas e práticas. Ao todo, 72 bombeiros estão compondo a segunda fase da missão.
Integração
O reforço do Governo do Estado se dá com a Operação Aceiro 2023, que integra a Operação Tamoiotatá 3 – uma força-tarefa que reúne órgãos de segurança pública e de meio ambiente na repressão a crimes ambientais em áreas críticas de desmatamento e queimadas.
treinamento proposta icaro gaspar manaus estratégia evento oportunidade concurso amazonas idaam manaus prova colégio militar rio grande do sul estudante amazonas manaus academia de belas artes luso sporting clube flim festival literario de manaus manaus amazonas amazonas festival amazonas de opera cultura manaus opera nas escolas leilão amazonas edital amazônia golf resort manaus enem idaam alunos manaus estudo educação halloween amazonas dia das bruxas caça aos doces manaus amazonas manaus millenium shopping show flashback dj raidi rebello Voo Livre programação amazonas História manaus