A Prefeitura de Manaus, por meio da coordenadoria das Ocas do Conhecimento Ambiental, administrada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Departamento Nacional Infraestrutura de Transportes – Dnit, realiza a exposição “Florestas: Sustentabilidade e Medidas de Preservação Ambiental”. A mostra fica aberta ao público até o dia 1° de setembro, na Oca do Conhecimento Ambiental Doutor Carim, que funciona dentro do Zoológico do Centro de Instrução e Guerra na Selva (Cigs), zona Oeste da capital.
A ação vai trabalhar o subtema a “Atuação da Gestão Ambiental no percurso da BR-319”, visando informar o público visitante sobre os desafios e as medidas adotadas para a preservação do meio ambiente no decorrer das obras de construção e manutenção da rodovia.
De acordo com o coordenador-geral das Ocas do Conhecimento da Semed, Renato Lima Júnior, quem prestigiar a exposição vai entrar em contato com a biodiversidade amazônica.
“As pessoas vão ter contato com a fauna e a flora da nossa região, com os cuidados de preservação, tanto coletivo quanto em conjunto, do desenvolvimento econômico dessa região, mas junto à sustentabilidade e à preservação da nossa floresta”, afirmou Renato.
Na exposição, é apresentado a localização e extensão da BR 319, a importância estratégica dela para a região amazônica, as medidas mitigatórias e compensatórias adotadas para minimizar os impactos ambientais e a recuperação de áreas degradadas com a construção da BR-319, a riqueza da biodiversidade amazônica e a importância da preservação, dentre outros temas.
Para a supervisora do Dnit, Karen de Santis, a exposição fideliza uma parceria entre órgão que cuida da manutenção e infraestrutura da BR-319 e a Semed.
“A gente aqui como gestão ambiental, como prestadora de serviço do Dnit, estamos nessa parceria bem fortalecida e importante com a Semed para estar sensibilizando e educando um pouquinho a população amazonense, até os turistas que venham aqui participar das exposições para que eles se sensibilizem da importância da preservação, conservação das florestas, aliada com seres humanos”, destacou Karen.
A abertura da exposição contou com a presença de 10 alunos, do 7º ano do ensino fundamental, da escola municipal Paulo Pinto Nery, no Jorge Teixeira, zona Leste.
Segundo a aluna Monnyk Silva, de 14 anos, a exposição é uma maneira de aprender bastante sobre a BR-319.
“Primeiro que não sabia que a BR-319 era tão importante para nossa região e que nossa floresta passava por ela. Então, achei bastante significante minha tarde, visitar esta exposição”, mencionou Monnyk.
Agrifest Rodeio Show Agrifest manaus amazonas show exposição cultura manaus amazonas aniversário manaus Pet+Run amazonas esporte manaus manaus diversão hotel das almas perdidas halloween amazonas manaus Expressando Arte exposição hip hop evangelico evento festival cultural de tabernáculos festa amazonas gospel manaus manaus amazonas teatro amazonas encontro de tenores do brasil música canção eu capitu espetáculo manaus cultura teatro amazonas amazonas amazônia rios manaus fronteira drogas segurança Operação Metástase do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado Edmundo Ferreira Brito Netto Manaus Junta Comercial do Amazonas afastamento investigação Ministério Público do Amazonas