As ações do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) para estimular uma maior participação de mulheres e meninas na ciência foram destacadas no 5º Workshop de disseminação do Marco Referencial para a Igualdade de Gênero em Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil.
O evento é promovido pelo British Council Brasil e foi realizado nesta segunda-feira (31), no Auditório Rio Javari, da Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Durante o encontro, a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, destacou que a consolidação de um Marco Referencial, juntamente com as iniciativas que já vem sendo realizadas no Amazonas, fortalecem uma ciência mais diversa e inclusiva e ressaltou as ações desenvolvidas pela Fapeam desde 2020, no âmbito do Movimento Mulheres e Meninas na Ciência. Essa ação envolve desde atividades de popularização da ciência para estimular uma maior participação de mulheres em carreiras científicas, bem como o incentivo ao protagonismo de mulheres na coordenação de projetos de pesquisa.
“Desde 2020, a Fapeam vem realizando atividades que estimulam a diversidade e inclusão acadêmica nas diversas áreas do conhecimento, especialmente nas STEMs (ciência, tecnologia, engenharia e matemática). Começamos com uma edição do Fapeam na Feira, e hoje a Fundação fomenta programas exclusivos para cientistas mulheres”, disse Márcia Perales.
Além da diretora da Fapeam, também participaram do Workshop a coordenadora do curso de Psicologia da Ufam, professora Iolete Ribeiro Silva e o chefe do Departamento de Matemática da Ufam, professor Disney Douglas Oliveira.
O evento teve como objetivo socializar o Marco Referencial desenvolvido com base na experiência das Instituições de Ensino Superior participantes do edital Women in Science: UK-Brazil Gender Equality Partnerships – 2021 e discutir igualdade de gênero no setor.
Além disso, a ação visa atuar como incentivadora, instigando mudanças sistêmicas e culturais para enfrentar a discriminação, eliminar práticas e políticas excludentes e mudar comportamentos no ensino superior e na pesquisa no Brasil.
O workshop faz parte de uma série de 10 eventos a serem realizados nas cinco regiões do país, a fim de disseminar o Marco Referencial para a Igualdade de Gênero em instituições de ensino superior no Brasil. Liderado pelo British Council, o Marco Referencial é o resultado de pesquisas e colaboração entre instituições brasileiras e britânicas, inspiradas no Athena Swan Charter do Reino Unido, cujo objetivo é proporcionar instrumentos que permitam às instituições de ensino superior e entidades de fomento e amparo à pesquisa monitorar e exigir o cumprimento de metas que levem à uma maior diversidade no ecossistema de educação superior.
gospel evangelico festa festival cultural de tabernáculos amazonas evento manaus teatro amazonas manaus canção música encontro de tenores do brasil amazonas cultura eu capitu amazonas teatro manaus espetáculo manaus fronteira rios amazônia amazonas segurança drogas Manaus investigação Operação Metástase do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado Ministério Público do Amazonas afastamento Edmundo Ferreira Brito Netto Junta Comercial do Amazonas amazonas pet Pet+Run corrida manaus manaus shopping amazonas diversao dia das crianças mundo da diversão programação para as crianças em manaus oportunidade amazonas curso gastronomia sesc amazonas manaus curso oportunidade amazonas qualificação profissional em manaus manaus curso de vendas renato russo homenagem show manaus amazonas critical age legião urbana