Em mais uma edição do Cineclube de Arte, o Cineteatro Guarany, localizado na avenida Sete de Setembro, no Centro de Manaus, apresenta neste sábado (29), a partir das 18h30, o filme “O Áureo da Música do Beiradão nas Rádios Manauaras (Difusora e Rio Mar) na Década de 80”. A obra é assinada pelo cantor, compositor, jornalista e produtor audiovisual, Paulo Moura. A entrada é gratuita.
A produção conta a história do som do beiradão, uma batida alegre que se tornou tão popular quanto o rock na região e ainda toca em todo o interior do Amazonas. O texto e narração, da jornalista Shirley Assis, relembra o surgimento, evolução e o auge da música do beiradão, através de entrevistas com ícones do ritmo como Teixeira de Manaus, Magalhães da Guitarra, Chico Caju, mestre Pinduca e Carlos Santos, essencial na expansão do ritmo na Amazônia.
Para o diretor do filme, essas estrelas formaram uma constelação própria na região, que se expandiu a ponto de extrapolar as fronteiras do estado, conquistando admiradores fora do Amazonas.
“As composições apresentam como base o intenso saxofone e a vibrante guitarra, que unidos a letras alegres convidam o povo para dançar, levantando muita poeira durante as festas em comunidades, onde o salão é um espaço aberto de terra batida”, explica o produtor.
Ainda segundo Paulo, o longa-metragem nasceu do desejo de registrar, por meio do audiovisual, uma cultura vibrante que passou por um longo processo de maturação, atingindo o ápice a partir do momento que deixou de ser ouvida apenas nos recantos longínquos da floresta e passou a ser apreciada também pela população da capital.
A obra audiovisual tem duração de 55 minutos e a classificação é livre.
viagem amazonas turismo manaus aquecimento portugal competição jiu-jitsu luta esporte fapeam PCE games ciencia e tenologia manaus Rinomodelação avançada manaus amazonas cirurgia nariz amazonas tesouros da manaus moderna manaus moderna carnaval carnaval 2026 block cave manaus amazonas ingresso fiscalização amazonas defeso floresta ipaam brasil regras manaus salário minimo reajuste amazonas aposentadoria manaus inss brasil mudanças amazonas ritmo música amazonas carnaval Manaus dennys salvador