O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou, nesta segunda-feira (24), que o Amazonas vive uma crise na segurança pública. Segundo Dino, a Polícia Penal Federal vai transferir 13 presos ligados a facções dos presídios do estado para penitenciárias federais.
Em nota, o Governo do Amazonas afirmou que o pedido para a transferência dos presos partiu do estado. Leia a íntegra da nota ao final.
Flávio Dino fez as declarações durante uma coletiva de imprensa, que abordou as investigações sobre a morte da vereadora Marielle Franco. "É que nós temos na Amazônia brasileira, especialmente no Estado do Amazonas, uma crise na segurança pública envolvendo disputas entre facções", disse.
De acordo com o ministro, o governo federal vai transferir presos do sistema penitenciário estadual para o federal. Ele não especificou quais os nomes dos detentos.
"A expectativa da Polícia Pena Federal é de que haja a transferência de 13 presos faccionados, líderes de facções do Estado do Amazonas para o sistema federal", afirmou.
Crise no sistema prisional
Na semana passada, o Governo do Amazonas fez uma revista geral em presídios do estado, após a morte de um detento, em Manaus. O assassinato ocorreu na terça-feira (28) dentro do Instituto Penal Antônio Trindade (IPAT), localizado no KM 8, da BR 174, em Manaus.
Depois da vistoria, a Secretaria de Administração Penitenciária do Amazonas (Seap) afirmou que não foram encontrados objetos ilícitos durante revistas em cinco presídios de Manaus.
Dias antes da morte do detento, o Governo do Estado tinha anunciado a suspensão de visitas nos presídios por 30 dias. Na ocasião, o coronel Paulo César Gomes, titular da Seap, afirmou que a medida considera a necessidade de preservar a segurança interna e a disciplina dos estabelecimentos prisionais de Manaus.
Segurança pública no estado
O Amazonas é o terceiro estado mais violento do país, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022, divulgados na semana passada.
Governo diz que pediu transferências
O Governo do Amazonas se manifestou sobre as declarações do ministro Flávio Dino em nota.
Segundo o estado, desde 2019 o Governo do Amazonas vem dando atenção especial ao Sistema Penitenciário. "Com investimentos na melhoria da infraestrutura e administração das unidades prisionais e reforço nos sistemas de monitoramento e inteligência do sistema", detalhou;
O governo estadual disse, ainda, que a Secretária de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) têm realizado vistorias de rotina nas cinco unidades prisionais de Manaus. "Em que, até o momento, não foram feitas apreensões relevantes", disse o governo, sem detalhar o que já foi apreendido.
O Governo do Amazonas disse, ainda, que todas as medidas adotadas pelo estado têm sido comunicadas e acompanhadas pelos órgãos de fiscalização estadual e também pelo Ministério da Justiça.
Conforme o governo, o Amazonas pediu ao governo federal a transferência de presos para unidades prisionais federais, para manter a ordem nas unidades prisionais do estado. "E aguarda as definições que cabem ao Ministério da Justiça sobre a questão", finaliza a nota.
Fonte: com informações do G1 AM
gospel evento festival cultural de tabernáculos evangelico manaus amazonas festa amazonas encontro de tenores do brasil teatro amazonas música canção manaus eu capitu manaus amazonas cultura teatro espetáculo segurança amazônia manaus amazonas fronteira drogas rios Edmundo Ferreira Brito Netto Operação Metástase do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado afastamento investigação Ministério Público do Amazonas Junta Comercial do Amazonas Manaus pet corrida Pet+Run amazonas manaus mundo da diversão diversao programação para as crianças em manaus dia das crianças shopping amazonas manaus manaus curso amazonas gastronomia sesc amazonas oportunidade manaus oportunidade amazonas qualificação profissional em manaus curso curso de vendas amazonas critical age legião urbana homenagem renato russo show manaus