Nesta quinta-feira (20), às 19h, a Soufflé de Bodó lança a “ExpoSouffléGrafia + 10”, na Galeria do Largo (Rua Costa Azevedo, 290, Centro), para celebrar dez anos da companhia de teatro amazonense. A exposição compõe o programa Soufflé 2023, que traz uma série de eventos culturais com acesso gratuito.
Segundo o diretor Francis Madson, a mostra se estende até o dia 19 de outubro, de terça a domingo, das 15h às 20h. Ele destaca que objetos, figurinos, cenários, obras, vídeos, cartazes e informativos compõem a proposta.
“Queremos compartilhar com a sociedade manauara os projetos, ações, espetáculos de teatro, dança e curtas-metragens através de peças de vestuário, cenografias, vídeos, fotos e informações”, pontua Madson, que divide o comando do grupo e a curadoria da exposição com Denis Carvalho. “É a trajetória da companhia através de peças de teatro para adultos e as infâncias, de linguagens como teatro físico, pesquisa em dramaturgia, dança-performance, teatro e cinema”.
O diretor reforça que, em dez anos, a Soufflé de Bodó atua com artistas, técnicos, gestores e instituições em festivais, circulações, espaços culturais e lançamentos de livros.
“O objetivo da ocupação é compartilhar parte dessa história e demarcar no tempo-espaço a produção artística do grupo e sua relação com o teatro e a cidade”, comenta o artista. “A exposição é um marco histórico para a companhia, o impacto disso é incrível, pois nos afeta na construção e manutenção da nossa memória e, também, o cuidado que devemos ter com a história do teatro”.
A ficha técnica traz Juca di Souza no projeto expográfico, Eric Lima na identidade visual, Leandro Babilônia na revisão textual, Ana Oliveira na tradução, Manuella Barros na assessoria de comunicação e grafite de Stonex. O projeto tem apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
Trajetória
No segmento teatral amazonense desde 2013, a companhia é uma união de artistas com experiência na criação, direção e atuação, que se juntam para realizar espetáculos de teatro que tenham como foco o homem amazônico e dramaturgias autorais.
Entre os trabalhos realizados pelo grupo estão “Casa de Franciscos”, “Quem Nasce Antônio é Rei”, “Herói”, “Dragão de Macarapana”, “Curuminzado”, “Mãe – In Loco”, “Remontagem”, “Banho de Cavalo”, “Curta Metragem” e “Alice Músculo +2”.
A Soufflé de Bodó cria e executa eventos culturais na cidade e gerencia o Jandira Theater Move, primeiro teatro container itinerante da região norte, com 22 lugares. O grupo atua em Manaus e Iranduba, às margens do rio Solimões, na comunidade de Jandira.
“É lá que confabulamos projetos, criações e descansos”, afirma Madson.
Toda programação referente aos dez anos da companhia está disponível no Instagram (@souffledebodo).
evento proposta manaus treinamento icaro gaspar estratégia oportunidade concurso colégio militar manaus amazonas idaam prova amazonas academia de belas artes manaus estudante rio grande do sul amazonas manaus flim luso sporting clube festival literario de manaus opera nas escolas manaus cultura amazonas festival amazonas de opera amazônia golf resort leilão amazonas manaus edital enem idaam educação alunos manaus estudo dia das bruxas halloween amazonas caça aos doces manaus dj raidi rebello amazonas manaus flashback show millenium shopping amazonas Voo Livre manaus programação História