O Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro oferecerá de forma gratuita o Curso Livre de Regência, que se iniciará no mês de agosto, com duração de um semestre. As aulas serão teóricas e práticas, ministradas pelo instrutor Hilo Carriel, que possui especialização internacional na área. A iniciativa visa capacitar musicistas a atuarem na direção de grupos vocais e instrumentais.
Os candidatos devem previamente saber ler partituras, além da idade mínima de 18 anos e disponibilidade de horário durante a semana. Além disso, obter um resultado positivo no teste de aptidão, que consiste na realização de exercícios de percepção e leitura musical.
O teste será realizado na própria escola, que está localizada nas dependências do Sambódromo, na quarta-feira (12/07) às 18h, no Bloco E (Sala de Corais). Os candidatos deverão comparecer ao local de realização com 30 minutos de antecedência portando o documento oficial de identidade.
Passada a fase de testes, as matrículas para o curso acontecerão presencialmente na quinta e sexta-feira (13 e 14/07), das 8h às 17h, na secretaria escolar do Liceu, no Bloco F do Sambódromo.
Sobre o conteúdo do curso, as aulas teóricas incluem treinamento do ouvido, técnica gestual, abordagens de repertório e preparação de ensaios e performances, enquanto as práticas acontecem em um laboratório que inclui o acompanhamento de ensaios dos grupos vocais e instrumentais do Liceu, além de organização e regência de apresentações públicas.
“O Liceu tem aberto bastante seu leque de oferta de cursos. E aqui em Manaus nós temos muitas pessoas que trabalham em igrejas, fazem parte de algum grupo musical, ou outros tipos de demandas que necessitam compreender o processo de regência”, explicou o maestro Davi Nunes, diretor do Liceu de Artes e Ofício Claudio Santoro, sobre a iniciativa do curso.
“É esperado que os alunos saiam do curso com conhecimento o suficiente até mesmo para trabalhar na área e conseguir gerar renda através da prática musical”, finalizou o maestro.
O Liceu é uma iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com o objetivo de fomentar a cultura e trazer capacitação artísticas para a capital e para o interior do estado.
treinamento evento icaro gaspar manaus proposta estratégia prova idaam oportunidade amazonas manaus colégio militar concurso manaus amazonas rio grande do sul estudante academia de belas artes amazonas luso sporting clube manaus festival literario de manaus flim amazonas festival amazonas de opera opera nas escolas manaus cultura leilão amazonas edital manaus amazônia golf resort alunos educação enem manaus estudo idaam caça aos doces halloween amazonas manaus dia das bruxas dj raidi rebello show flashback amazonas millenium shopping manaus amazonas Voo Livre programação História manaus