Na última etapa do Plano Nacional de Vigilância de Mercado (PNVM), o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) focou as ações na verificação de colchões e colchonetes de espuma fabricados e comercializados em Manaus e Região Metropolitana. Entre os dias 3 e 7 de julho, foram realizadas fiscalizações, coletas e ensaios de amostras de três marcas. Ao todo, 19 estabelecimentos foram visitados e 345 itens fiscalizados. Destes, seis amostras foram ensaiadas em laboratório. Todos os produtos analisados estavam dentro das conformidades e de acordo com as normas exigidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Durante as fiscalizações, as equipes do Ipem-AM verificaram se os produtos possuíam o selo de identificação da conformidade e se apresentavam na etiqueta todas as informações necessárias para o consumidor, como razão social e CNPJ do fabricante ou do importador; marca e modelo do produto; dimensões do produto sem os pés (altura x comprimento × largura, nesta ordem); tipo do colchão e composição qualitativa dos componentes internos do produto.
No ensaio realizado no laboratório do Ipem-AM, foram analisadas a densidade, a qualidade do revestimento e a vida útil dos colchões. Todas as amostras foram aprovadas.
De acordo com o diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho, os colchões fora dos padrões de qualidade exigidos pelo Inmetro podem representar riscos à saúde dos consumidores.
“A verificação e o monitoramento constante desses produtos são extremamente importantes para resguardar os direitos e também a saúde do consumidor. Por isso, na hora de adquirir um colchão ou um colchonete, o consumidor tem de se atentar ao selo de certificação, pois ele garante que o produto passou por testes, está dentro das normas de conformidade, com a densidade correta, e é de qualidade”, ressaltou Renato Marinho.
Regulamentação
Em relação à certificação dos colchões e colchonetes, Renato Marinho explicou que, além do fabricante, o importador, antes de colocar o produto à venda no mercado local, tem a obrigação de obter a certificação do item. “O produto importado tem de atender aos padrões de qualidade e desempenho exigidos pelas regulamentações técnicas em vigência. Se não estiver dentro das normas, o material é retirado de circulação”, concluiu.
O regulamento para colchões e colchonetes de espuma flexível de poliuretano é estabelecido por meio da Portaria Inmetro nº 35/2021, que instituiu os Requisitos de Avaliação da Conformidade (RAC), com base nos critérios das normas brasileiras ABNT NBR 13579-1 e 13579-2 (Colchões e colchonetes de espuma flexível de poliuretano e bases – Parte 1: Bloco de espuma e Parte 2: Revestimento), com foco no desempenho.
PNVM
Essa semana, o Plano Nacional de Vigilância de Mercado (PNVM), coordenado pelo Inmetro em todo país, completou 90 dias de duração. Lançado em abril, o programa buscou coibir a comercialização irregular de produtos. Ao todo, 13 etapas foram cumpridas, com a verificação de balanças, kit de GNV, capacetes, postos de combustíveis, componentes cerâmicos, máquinas de lavar roupas e refrigeradores, cronotacógrafos, brinquedos, taxímetros, fios e cabos, bijuterias, pré-medidos e colchões e colchonetes.
Ouvidoria
Consumidores que desconfiarem de possíveis irregularidades devem entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-AM, no telefone 0800 092 2020, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou pelo site: https://ipem.am.gov.br/ouvidoria/, e pelas redes sociais do órgão: Instagram – @ipem.amoficial; Facebook – Ipem Amazonas e Twitter – @ipemamoficial.
proposta evento estratégia icaro gaspar treinamento manaus idaam manaus oportunidade concurso prova amazonas colégio militar estudante amazonas academia de belas artes manaus rio grande do sul manaus flim festival literario de manaus luso sporting clube amazonas manaus opera nas escolas amazonas cultura festival amazonas de opera edital amazônia golf resort amazonas manaus leilão estudo idaam enem educação alunos manaus amazonas manaus caça aos doces dia das bruxas halloween show millenium shopping manaus dj raidi rebello amazonas flashback História amazonas Voo Livre programação manaus