O Amazonas registrou uma queda de 55% na quantidade de alertas de desmatamento. Os dados são do sistema DETER, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e correspondem ao primeiro semestre de 2023.
De janeiro a junho deste ano, foram 553,41km² de alertas, contra 1.235,98 km² registrados no mesmo período de 2022.
Para o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, o resultado é fruto de um trabalho integrado entre as instituições.
“Esse balanço positivo é fruto de um trabalho conjunto das esferas federal, estadual e municipal, tanto para coibir a ilegalidade como para apoiar o desenvolvimento econômico e sustentável no Amazonas”, ressaltou.
Diante dos dados, o Amazonas ocupa a terceira posição no ranking de alertas de desmatamento, entre os estados da Amazônia Legal.
Combate às queimadas
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) anunciou, na quinta-feira (6), o envio de tropa da corporação para a primeira fase da Operação Aceiro 2023, que tem o objetivo de combater os focos de incêndios florestais no sul do estado.
A maior parte das áreas de detecção desses focos de calor no Amazonas são terras de responsabilidade do Governo Federal.
Desta forma, o Governo do Amazonas deve receber o apoio de bombeiros da Força Nacional, para integrar o combate nesses locais.
proposta icaro gaspar manaus estratégia evento treinamento prova oportunidade concurso colégio militar amazonas manaus idaam rio grande do sul academia de belas artes amazonas estudante manaus luso sporting clube flim amazonas festival literario de manaus manaus festival amazonas de opera amazonas opera nas escolas cultura manaus amazônia golf resort amazonas manaus leilão edital enem estudo alunos educação manaus idaam halloween manaus amazonas dia das bruxas caça aos doces flashback manaus dj raidi rebello amazonas millenium shopping show amazonas História Voo Livre manaus programação