O Amazonas registrou uma queda de 55% na quantidade de alertas de desmatamento. Os dados são do sistema DETER, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e correspondem ao primeiro semestre de 2023.
De janeiro a junho deste ano, foram 553,41km² de alertas, contra 1.235,98 km² registrados no mesmo período de 2022.
Para o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, o resultado é fruto de um trabalho integrado entre as instituições.
“Esse balanço positivo é fruto de um trabalho conjunto das esferas federal, estadual e municipal, tanto para coibir a ilegalidade como para apoiar o desenvolvimento econômico e sustentável no Amazonas”, ressaltou.
Diante dos dados, o Amazonas ocupa a terceira posição no ranking de alertas de desmatamento, entre os estados da Amazônia Legal.
Combate às queimadas
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) anunciou, na quinta-feira (6), o envio de tropa da corporação para a primeira fase da Operação Aceiro 2023, que tem o objetivo de combater os focos de incêndios florestais no sul do estado.
A maior parte das áreas de detecção desses focos de calor no Amazonas são terras de responsabilidade do Governo Federal.
Desta forma, o Governo do Amazonas deve receber o apoio de bombeiros da Força Nacional, para integrar o combate nesses locais.
criança perdida resgate amazonas humaita manaus brasil Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes Fernando Collor brasil saúde pasta de dente creme dental colgate anvisa livro manaus O Profissional do Momento Tasselo Brelaz amazonas cultura galeria cidade aberta projeto amazonas parintins manaus amazonas carro manaus exibição de carro manaus diecast amazonas dia do jazz amazonas filarmonica música manaus manaus recuperafone coletivo mais seguro amazonas manaus cin amazonas identidade documentos registro Ponte Rio Negro manaus investigação mpam