Mais de 21 mil pessoas utilizaram o transporte hidroviário intermunicipal de passageiros para vir até Parintins (a 369 km da capital). O dado da Operação Parintins 2023 foi levantado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas (Arsepam), responsável por coordenar e fiscalizar esse modal.
Ao todo, 21.138 pessoas deixaram os municípios do Estado em direção à Ilha Tupinambarana, no período de 20 de junho até o fim da manhã desta quinta-feira (29/06). Sessenta e sete embarcações passaram por fiscalização das equipes do Departamento de Transporte Hidroviário (DETH) da Arsepam, em parceria com outros órgãos da estrutura do governo estadual e federal.
O diretor-presidente da Agência Reguladora, João Rufino Júnior, destacou que até o presente momento não ocorreram grandes intercorrências nas embarcações que prestam o serviço de transporte intermunicipal. Contudo, ele salienta que o fluxo de passageiros deve apresentar um aumento significativo a partir desta sexta-feira (30/06).
O gestor adiantou, ainda, que 181 embarcações receberam o passe emitido pela Marinha do Brasil, estando assim aptas a efetuar viagens ao município dos bumbás Caprichoso e Garantido.
Começo
As fiscalizações da Arsepam iniciaram no dia 20 de junho em Manaus, no porto da capital e na Manaus Moderna, ambos no Centro, e em 28 de junho no Porto de Parintins.
Na Ilha, a Arsepam conta com o quantitativo de 20 servidores. Os trabalhos seguirão até o dia 3 de julho em Manaus e na Ilha da Magia.
Ouvidoria
Os usuários de embarcações intermunicipais podem efetuar denúncias para a Ouvidoria da Arsepam, por telefone, pelo 0800 280 8585 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h) e pelo (92) 98408-1799 (possui o WhatsApp 24 horas).
O órgão atende on-line, por meio do Sistema de Ouvidorias (Fala.BR); ou pelo e-mail institucional ouvidoria@arsepam.am.gov.br; pelo Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC); e pelas redes sociais no @arsepamamazonas.
Em Parintins, a população pode fazer suas manifestações e considerações na sala da Arsepam no porto do município até o dia 3 de julho, assim como no estande da autarquia no Turistódromo, espaço dedicado ao turista e que abriga serviços de atendimento de órgãos e instituições parceiras.
criança perdida amazonas humaita resgate manaus Fernando Collor brasil Alexandre de Moraes Supremo Tribunal Federal colgate pasta de dente anvisa saúde brasil creme dental O Profissional do Momento Tasselo Brelaz cultura amazonas manaus livro projeto galeria cidade aberta amazonas parintins manaus carro manaus manaus diecast amazonas exibição de carro amazonas dia do jazz música amazonas filarmonica manaus manaus recuperafone amazonas coletivo mais seguro identidade amazonas documentos cin manaus registro mpam Ponte Rio Negro investigação manaus