O Prêmio Qualidade Amazonas 2023 (PQA) tem como tema este ano a ‘Qualidade em Conexão com a Sustentabilidade para o Desenvolvimento Industrial Amazônico’. Mas para conquistar a premiação, as 71 organizações inscritas, precisam ser aprovadas em seis etapas que avaliam as melhores práticas de Melhoria de Processo, Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Gestão Organizacional. Até 1° de dezembro, quando os vencedores forem anunciados no Diamond Center, muita coisa pode mudar.
A gestora do Departamento de Assistência à Média e Pequena Indústria (Dampi), Erlen Montefusco, organizadora do evento, explica como ocorrem as atividades determinantes para o processo de premiação.
“Elas acontecem desde a entrega dos relatórios. Uma banca é formada por três avaliadores voluntários que avaliam relatórios de Processo e Gestão e fazem visitas técnicas que podem durar dois dias, para comprovar o que os relatórios dos concorrentes dizem. A partir daí, surgem os finalistas. Lembrando que só os nomes dos finalistas serão revelados. Quem não conseguir concluir as etapas, pode concorrer no ano seguinte”, conta Montefusco.
Segundo a gestora do Dampi, os finalistas participarão da Mostra de Gestão e Melhorias para Qualidade que será na Feira da Qualidade, de 18 a 21 de outubro no Studio 5 Shopping e Convenções, na Zona Sul de Manaus.
“Lá, os participantes se apresentam para uma Comissão de Juízes que representam o movimento nacional da qualidade”, evidencia a gestora.
As siglas
O Programa Qualidade Amazonas (PQA) tem como principal produto o Prêmio Qualidade Amazonas, que possui a mesma sigla. A premiação teve seu primeiro ciclo realizado em 1994 e contou com a presença de três organizações inscritas. Passados 30 anos, a condecoração já reconheceu o trabalho de 541 organizações e virou referência no Brasil.
O PQA tem como finalidade disponibilizar metodologias e ferramentas para a melhoria da qualidade de produtos e processos do Polo Industrial de Manaus (PIM) e, posteriormente, de organizações públicas e privadas de todos os segmentos.
Em 1991, com a criação do Programa Estadual para Qualidade e Produtividade (PBPQ), todos os Estados da Federação tiveram que fundar um programa.
“Com o passar dos anos, a maioria dos Programas de Qualidade foram descontinuados, motivo pelo qual podemos ressaltar que, o apoio do Sistema Federação das Indústrias foi o diferencial para que PQA pudesse continuar contribuindo com as organizações públicas e privadas no Amazonas”, conta Erlen Montefusco.
O Dampi, responsável pelo PQA, é o braço da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), em capacitação profissional.
games cultura Expo Favela Innovation 2025 game competição show arraiá da cia Athletica cultura manaus comida tipica amazonas show Felipe Amorim show amazonas pé na areia manaus kpop cover kpop Encontro K-Pop Manaus amazonas manaus manaus Amazonas Green Jazz Festival amazonas projeto inscrições Turismo de Base Comunitária formação gratuita cristão amazonas manaus evento louvor na praça evento show samba sambamanaus fábrica de eventos cultura manaus amazonas catálogo virtual manaus mpam CoMPet a Todos cultura festa eletrônica manaus Urban Track Origins