O “Recicla, Galera” vai contar com um reforço extra em suas ações durante o 56º Festival Folclórico de Parintins. Universitários do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) vão atuar como voluntários na iniciativa, que visa fazer um Festival mais sustentável, por meio da destinação correta de resíduos.
O projeto é realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Coca-Cola Brasil. A participação de voluntários no “Recicla, Galera” é voltada a estimular atividades de educação ambiental, para mobilizar moradores e visitantes da ilha para o descarte correto dos materiais recicláveis nos ecopontos da campanha.
“O ‘Recicla, Galera’ deste ano pretende ampliar a mobilização do projeto e demonstrar a relevância da sustentabilidade como tripé do Festival. Os voluntários são peças fundamentais para que isso aconteça. Queremos trazer uma experiência ambiental participativa para todos: moradores, brincantes e o comércio”, destacou o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.
Entre os voluntários, estão estudantes dos cursos de Direito, Técnico e Geografia, como João Vinicius Silva Nunes, estudante do 3° período, na Universidade do Estado do Amazonas. Ele ressalta a mudança de hábito que a campanha pode causar nos moradores de Parintins e nos visitantes. “Além de divulgar a cultura dos nossos bois, podemos ajudar na conscientização da nossa população em preservar o meio ambiente”, comentou.
Recicla, Galera
O "Recicla, Galera" é o grande projeto de sustentabilidade realizado durante o Festival Folclórico de Parintins. Neste ano, será a segunda edição da iniciativa, que reúne diversas frentes de trabalho voltadas à gestão de resíduos recicláveis, fortalecimento e geração de renda para a Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin), bem como ações de educação ambiental e voluntariado.
A execução operacional da campanha ocorre por meio da Impact Hub Manaus. Além da Sema e da Ascalpin, o projeto também conta com a participação da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), junto à Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). Participam ainda a Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema), a empresa Tereos Brasil e a Solar Coca-Cola.
amazonas manaus ditadura literatura livro praça de alimentação manaus shopping amazonas Dia das Mães Quilombo de Serpa homenagem Ancestrais Espetáculo amazonas cartas caruanas manaus oficina manaus sociedade atlas da Amazônia amazonas fundação conclave internacional cardeais investigação manaus policial amazonas policia militar acidente aereo resgate bolivia queda de avião sobreviventes mais médicos oportunidade projeto emprego inscrição brasil Cursinho popular educação programa do MEC