Representada pelo superintendente adjunto Executivo, Frederico Aguiar, a Suframa participou na última sexta-feira (16), no município amazonense de Tabatinga (a 1.107 quilômetros de Manaus), de visita técnica ao porto do município, seguida de uma audiência pública na Câmara Municipal, com o objetivo de dar continuidade às discussões e ações visando à implementação do eixo multimodal Manta-Manaus, cujo propósito é possibilitar uma nova rota logística que liga o Oceano Pacífico à Amazônia Brasileira por meio de portos e rodovias, com vistas a fomentar o comércio regional com a Ásia.
Além do superintendente adjunto Executivo da Suframa, também acompanharam a agenda o vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, e o deputado estadual Sinésio Campos (PT-AM), entre outras autoridades e representantes de órgãos atuantes no Estado. Vale ressaltar que Campos preside, na Assembleia Legislativa do Amazonas, comissão para tratar especificamente sobre a implementação do eixo multimodal.
O projeto Manta-Manaus remonta ao início dos anos 2000, sendo um dos eixos logísticos definidos pela Iniciativa para a Integração Regional Sul-Americana (IIRSA), aproveitando a estrutura portuária da cidade de Manta, no Equador, para o ingresso e saída de mercadorias principalmente do Polo Industrial de Manaus. Desde então, o tema tem sido tratado e acompanhado pelo Brasil e Equador, tendo a Suframa como uma das interlocutoras neste processo de discussão.
A finalidade do projeto é desenvolver a rota logística multimodal como alternativa à tradicional rota que passa pelo Canal do Panamá, por meio do aproveitamento dos portos, rodovias e hidrovias, com vistas a facilitar os fluxos de comércio entre os países amazônicos, reduzir o tempo de trânsito de mercadorias em até 15 dias e prover, assim, maior competitividade para a região.
As ações realizadas em Tabatinga são baseadas, principalmente, no fato de que o aprimoramento das condições alfandegárias do porto do município é uma etapa essencial para a viabilização do projeto. Após a agenda cumprida na sexta-feira, as instituições presentes acordaram em criar um grupo de trabalho que buscará dar celeridade às ações necessárias à resolução da situação.
O superintendente adjunto Executivo da Suframa, Frederico Aguiar, ressaltou que a agenda de atividades foi muito produtiva e que a Autarquia tem total interesse na implementação do projeto e que continuará colaborando com todas as instituições parcerias nesta iniciativa. “Primeiro, é um projeto que poderá ampliar a competitividade da Zona Franca de Manaus, reduzindo o tempo de trânsito entre a Ásia e a região Amazônica, dando mais dinamismo às trocas comerciais e permitindo às empresas tomarem decisões de forma mais célere. Segundo, contribuirá para a criação de um polo de desenvolvimento em Tabatinga, onde a Suframa administra uma Área de Livre Comércio (ALC). Poderemos desenvolver aqui uma indústria voltada para as vocações amazônidas, com insumos regionais, e disseminar todas as externalidades positivas do projeto ZFM ao longo do curso, beneficiando também municípios como Tefé, Coari e diversos outros”, ressaltou Aguiar.
salário minimo reajuste amazonas brasil regras manaus manaus inss amazonas brasil aposentadoria mudanças Manaus ritmo amazonas dennys salvador carnaval música movimento por cristo amazonas manaus projeto manaus Encontro Manauara de Marketing Digital marketing camila pudim amazonas nomes manaus ravi amazonas amazonas ingressos ferveion produção manaus produção amazonas vacina manaus hpv amazonas show mirante lucia almeida cultura programação manaus amazonas oportunidade amazonas sergipe Eneva ceará emprego manaus roraima maranhão