Representantes do Ministério da Saúde visitaram o Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), na segunda-feira (19), para realizar vistorias e dar seguimento ao processo de habilitação dos serviços de transplantes renais no estado.
O secretário da Saúde, Anoar Samad, esteve presente acompanhando a visita com demais autoridades e relatou a importância da parceria do Governo do Amazonas com o Ministério da Saúde no processo para que se chegue ao ato cirúrgico.
“Ninguém consegue realizar um procedimento desse porte sozinho, quando conversei com o governador Wilson Lima sobre a questão dos transplantes ele deu, e vem dando, apoio com tudo que precisa ser feito. O transplante já é uma realidade. Uma emoção muito grande deixar de encaminhar pacientes para fora do estado. Nosso objetivo maior é esse, nos tornamos referência em mais esse procedimento que é o transplante renal e futuramente, no transplante de fígado”, disse Anoar Samad.
Durante a visita dos representantes da saúde, a equipe assistencial do hospital apresentou no auditório da unidade a identidade organizacional do hospital, os indicadores e resultados nas etapas anteriores referente a preparação da estrutura, e processos que envolvem a equipe multiprofissional para início dos procedimentos cirúrgicos. Foi realizada também uma visita técnica para mostrar o passo a passo o atendimento dos pacientes pré-transplantados e pós-transplantados.
A coordenadora do Serviço Nacional de Transplantes (SNT) do Ministério da Saúde, Daniela Salomão, conta que essa última visita que antecede o início dos procedimentos cirúrgicos visa não só conferir a estrutura física da unidade, mas também acompanhar de perto o envolvimento de toda equipe para fazer acontecer.
“O fato do secretário de saúde Anoar estar aqui de perto participando do processo dá certeza que vai pra frente, e a forma como as pessoas daqui apresentaram o que já têm preparado, já tem medicamentos, ambulatório funcionando, me deu a certeza que a unidade está só aguardando a autorização mesmo para iniciar o ato cirúrgico em si, o resto já tá tudo acontecendo”, explica Daniela.
Para o início dos procedimentos cirúrgicos a unidade preparou toda a estrutura física e equipe multiprofissional, ambulatório com acesso e espaço exclusivo para os pacientes transplantados e pós-transplantados, equipamentos e materiais cirúrgicos. Quatro duplas de pacientes já foram identificadas e estão aptas para serem transplantadas. A previsão é que já no mês de julho sejam realizados os primeiros transplantes renais no estado em pacientes vivos.
carro exibição de carro manaus amazonas manaus diecast amazonas manaus música amazonas filarmonica dia do jazz manaus amazonas recuperafone coletivo mais seguro documentos manaus registro identidade cin amazonas investigação mpam manaus Ponte Rio Negro manaus Jodson Edington cob amazonas cbte amazonas manaus gustavo picanço panamazonia ipaam palestra projeto manaus Innovation Day amazonas amazonas manaus feriado do trabalhador Santuário do Trabalho arraial eletronicos compra amazonas dia das mães manaus