A iniciativa Rotas Amazônicas Integradas (RAI), que reúne todos os estados da Região Norte, definiu, nesta sexta-feira (16), estratégias para promover o turismo na Amazônia com estruturação da malha aérea e produção de materiais de divulgação. A reunião ocorreu durante a 11ª Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita), em Belém (PA).
O presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas e coordenador da RAI, Gustavo Sampaio, destacou o trabalho em conjunto realizado pelos estados do Norte.
“Nossa região ganhou muita relevância e, hoje, que a pauta é a pauta sustentável, a Amazônia está muito em evidência. E o turismo como uma pauta transversal demanda que esse trabalho seja feito de maneira integrada”, afirmou.
De acordo com Sampaio, o principal objetivo da iniciativa é fortalecer ainda mais o turismo na região como um todo, visando os grandes eventos dos próximos anos.
Com a realização da 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30), em novembro de 2025, na capital paraense, o secretário adjunto de turismo do Pará, Lucas Torres, ressaltou que a principal pauta da RAI é atrair turistas para os demais estados.
“A gente tem que mostrar cada vez mais a Amazônia e esse turismo de experiência que é um potencial nosso aqui, nessa região”, disse.
Promoção Turística
Representando o governador Wilson Lima, o presidente da Amazonastur discursou na abertura do evento enfatizando que o turismo é uma matriz econômica que deve ser fortalecida na Amazônia. “O turismo na região Norte, na Amazônia tem um potencial muito grande, fonte geradora de emprego, renda e oportunidades”, destacou.
A iniciativa Rotas Amazônicas Integradas possui um estande na Fita, que acontece de 15 a 18 de junho, para promover cada um dos sete estados que compõem a Região Norte.
A secretária de turismo do Amapá, Anne Monte, conta que a participação do Estado na Fita possibilita ter uma evidência maior nacional e internacionalmente. “Quando nós estamos organizados de forma coletiva conseguimos alcançar e ir mais distante pela RAI”, salientou.
aquecimento viagem manaus amazonas turismo portugal jiu-jitsu competição esporte luta games fapeam ciencia e tenologia manaus PCE cirurgia Rinomodelação avançada nariz amazonas manaus tesouros da manaus moderna manaus moderna amazonas amazonas ingresso block cave carnaval manaus carnaval 2026 defeso fiscalização floresta amazonas ipaam salário minimo manaus reajuste amazonas brasil regras amazonas brasil inss aposentadoria manaus mudanças Manaus carnaval ritmo música dennys salvador amazonas