O Amazonas é terra da ancestralidade, crenças e tradições dos povos originários e, por ser o estado mais indígena do Brasil, concentra uma diversidade de comunidades abertas à visitação para a prática do etnoturismo. A dica para quem quer conhecer de perto a história e os costumes indígenas da região são quatro comunidades em Manaus que integram o Plano de Ordenamento Turístico da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur): Cipiá, Tatuyo, Diakuru e Tuyuka.
Situados na margem esquerda do Rio Negro, os quatro grupos oferecem roteiros turísticos que envolvem um mergulho nas tradições e nos conhecimentos dos povos originários com contação de histórias e lendas, apresentação de danças e rituais, pinturas corporais e confecção de artesanatos que representam crenças e etnias.
Os visitantes podem, ainda, contemplar a diversa fauna e flora se aventurando em trilhas pela floresta e também se surpreender com a gastronomia, degustando ingredientes, frutas e formigas utilizados na culinária indígena.
Para os que buscam uma experiência imersiva também há a opção de pernoitar nas comunidades Diakuru, Cipiá e Tatuyo. Alguns roteiros também oferecem momentos de introspecção e autoconhecimento por meio de rituais tradicionais das comunidades Tuyuka e Cipiá.
Localização – As comunidades Cipiá e Tatuyo ficam localizadas a 34 km da área urbana de Manaus, enquanto a Diakuru e Tuyuka estão a, aproximadamente, 25 km. O acesso às reservas ocorre a partir de Manaus, por via fluvial, num percurso de cerca de uma hora.
A travessia é feita por embarcações da Cooperativa dos Profissionais de Transporte Fluvial da Marina do Davi (Acamdaf), partindo da Marina do Davi, no Tarumã, de segunda a domingo, das 7h às 18h. Os contatos para agendamento são: (92) 99473-7977 e (92) 3658-6159.
Além de agências de turismo credenciadas no site do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), os passeios podem ser agendados diretamente pelos telefones:
Comunidade Indígena Diakuru
+55 92 99162 9276
Comunidade Indígena Tuyuka
+55 92 9476-2232
Instagram: @aldeiatuyuka
Comunidade Indígena Cipiá
+55 92 99118 4736
Instagram: @aldeia_cipia
E-mail: aldeiacipia.am@gmail.com
Comunidade Indígena Tatuyo
+55 92 98439 5341
Instagram: @tatuyos_oficial
Turismo consciente – Está pensando em turistar pelo Amazonas? Então seja um turista consciente e ajude a preservar nossas riquezas. Ao realizar passeios, é recomendado que nunca toque nos animais, apenas os observe em seu habitat natural. E se curtir um adereço regional, certifique-se da procedência lícita dos produtos e lembre que o uso de penas de animais silvestres em adereços é ilegal. Vale também checar se os serviços e estabelecimentos comerciais possuem selo do Cadastur.
Sabemos que a nossa gente é o bem mais precioso que temos, por isso, ajude-nos a preservar também as nossas crianças e adolescentes e denuncie exploração sexual de menores pelo Disque 100.
Seguindo todos esses passos, além de uma experiência inesquecível, você contribui para um turismo saudável e seguro no Amazonas.
Gostou das dicas? Então marque aí o Amazonas como seu próximo destino turístico e vem viver essa experiência!
compromisso escola técnica de Silves Eneva desenvolvimento regional educação formação primeira turma teatro amazonas amazonas mostra manaus sebastião águas de manaus programação Museu do Seringal turismo cultura manaus amazonas manaus festival do beiradão música cultura Raphael Ghanem amazonas manaus youtuber show cufa manaus amazonas cufa manaus batalha prime amazonas capoeira roda de capoeira manaus Roda de Capoeira da Eduardo Ribeiro manaus meu pai tem nome amazonas projeto defensoria pública programação amazonas diversidade manaus mostra de teatro águas de manaus programação ingresso passo a paço sou manaus pulseira show