Visando o desenvolvimento da cadeia produtiva na região do médio Solimões, a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), juntamente com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), iniciou, nesta sexta-feira (09), o 1º Workshop das Cadeias Produtivas no Amazonas, voltado para Castanha, em Tefé (distante 523 quilômetros de Manaus).
Com previsão de encerramento no sábado (10/06), o workshop contará com mais de 100 participantes, e tem como objetivo a troca de conhecimentos e experiências entre os participantes, visando aprimorar as técnicas de cultivo, beneficiamento e comercialização da castanha. Por meio de palestras e debates, entre pesquisadores da Embrapa e produtores da castanha, compartilharam informações sobre as melhores práticas agrícolas, manejo sustentável da floresta e as inovações tecnológicas no setor.
De acordo com o secretário executivo Adjunto de Política Agrícola, Pecuária e Florestal da Sepror, Airton Schneider, a proposta é criar elos entre as agroindústrias e os produtores. “A castanha é uma das principais fontes de renda para as comunidades da região amazônica, além de ser um produto altamente valorizado no mercado é importante no desenvolvimento econômico, gerando emprego e renda no interior”, destacou.
Para o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Daniel Borges, o evento é importante para a promoção do desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva da castanha no Amazonas. “Nosso objetivo é estar cada vez mais próximo dos produtores, promovendo o fortalecimento da cadeia produtiva”, afirmou Daniel.
De acordo com o prefeito de Tefé, Nicson Marreira, o Governo do Estado vem apoiando eventos, além de exposições e palestras para atender o desenvolvimento da cadeia produtiva da castanha.
"Com a ajuda do Governo do Estado, Tefé apresenta um aumento na ação produtiva da castanha. Sua parceria tem impulsionado eventos, exposições e palestras, fortalecendo nosso setor e beneficiando produtores e empreendedores locais”, finaliza Nicson.
Com o Workshop, a meta do governo é fortalecer a cadeia produtiva da castanha do Brasil no Amazonas, promovendo o desenvolvimento sustentável do setor e garantindo a geração de renda para as comunidades tradicionais da região. Com investimentos em infraestrutura, tecnologia e capacitação, é possível fomentar ainda mais o mercado da castanha, gerando benefícios para toda a cadeia produtiva, desde os extrativistas até os consumidores finais.
Workshops
No mês de maio já foram realizados os workshops das cadeias produtivas da banana e do cupuaçu, e tiveram mais de 150 participantes, entre eles produtores, empresários e técnicos de instituições privadas e governamentais, para desenvolvimento destas cadeias produtivas no Estado.
Logo após a cadeia da castanha, serão abordadas as cadeias produtivas do açaí, abacaxi, citros, guaraná, mandioca, olerícolas, piscicultura e pecuária e estão sendo planejados por pesquisadores da Embrapa, e técnicos do Sistema Sepror, Idam, Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), e Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), para apresentar aos empreendedores rurais novas tecnologias e sistemas de produção inovadores desenvolvidos pelos pesquisadores da Embrapa.
Pet+Run corrida pet amazonas manaus amazonas dia das crianças programação para as crianças em manaus manaus mundo da diversão shopping diversao sesc amazonas manaus oportunidade gastronomia amazonas curso amazonas manaus oportunidade curso de vendas curso qualificação profissional em manaus legião urbana manaus show critical age renato russo homenagem amazonas boi manaus aniversário de manaus amazonas manaus programação onça animal resgate manaus meio ambiente natureza amazonas we Talk amazonas empreendedorismo manaus cultura projeto bazar da Rayana oportunidade millenium shopping amazonas manaus shopping manaus via norte carreta itinerante do senac amazonas senac manaus