Os dados relacionados aos atos de violência, praticados contra Pessoas com Deficiência (PCD) no Amazonas terão que ser catalogados e apresentados à sociedade, por meio de relatório anual.
A medida atenderá a aprovação do Projeto de Lei (PL) nº 534/2020, de autoria da deputada estadual Joana Darc (UB), aprovado por unanimidade na manhã desta terça-feira (6), em votação na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Ao defender sua propositura, a parlamentar destacou os recentes casos de violência contra Pessoas com Deficiência e a necessidade de catalogar informações que subsidiem o reforço de ações em defesa da segurança do público considerado como vulnerável.
“Recentemente tivemos o registro trágico do assassinato de um homem com Síndrome de Down. Fora ele, tantos outros casos que deveriam entrar em um relatório de estatística, que nos mostre, de maneira clara, o mapa do problema. Pessoas com Deficiência são vulneráveis, precisam de atenção de uma rede de apoio que saiba agir nos pontos mais sensíveis”, ponderou Joana Darc.
O Projeto segue para sanção governamental e passa a valer, após sua publicação no Diário Oficial do Estado (DOE).
ativismo climático COP30 educomunicação Jovens da Amazônia oficinas conversa roda de conversa euler ribeiro idosos workspace primeiros socorros emocionais amazonas saúde manaus atrações programação sou manaus programação show passo a paço ingresso manaus livro premiação aves amazonas escola técnica de Silves educação desenvolvimento regional formação Eneva compromisso primeira turma sebastião águas de manaus mostra teatro amazonas amazonas manaus turismo programação cultura Museu do Seringal manaus música amazonas manaus cultura festival do beiradão amazonas youtuber Raphael Ghanem manaus show