A Suframa participou, nesta terça-feira (30), da 25° Reunião do Núcleo de Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira do Estado do Amazonas (Niffam). O evento foi realizado no Auditório Senador João Bosco, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), com o objetivo de discutir e retomar as ações, a propositura da agenda de 2023 e a atualização do Plano de Desenvolvimento e Integração da Fronteira (PDIF).
A Suframa foi representada pelo coordenador-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Arthur de Freitas Lisboa, que também é membro designado da Autarquia junto ao Niffam, uma instância coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti-AM).
Durante o evento, Lisboa destacou como positivo o retorno das reuniões do Niffam e enfatizou o compromisso da Autarquia, assumido pelo superintendente Bosco Saraiva, de trabalhar na interiorização do desenvolvimento, destacando a administração dos incentivos fiscais da área de livre comércio de Tabatinga, cidade que faz tríplice fronteira com Colômbia e Peru, como oportunidade de dinamizar a economia da região, inclusive por meio da industrialização com o uso de matéria prima regional e por meio dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento nos municípios que possuem institutos de ciência e tecnologia (ICTs) credenciados junto ao Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda) nos municípios da faixa de fronteira.
O Niffam foi criado pelo Decreto n° 32.729, de 22 de agosto de 2012, e reeditado por meio do Decreto n° 44.473, de 30 de agosto de 2021. O objetivo da instância é assessorar a atuação do Governo do Amazonas na sua faixa de fronteira, com articulação e mobilização dos atores e instituições e a proposta de medidas e ações efetivas prioritárias ao desenvolvimento e integração da faixa de fronteira Estadual, coordenado pela Sedecti.
A atuação abrange os municípios localizados no limite de até 150 quilômetros da fronteira terrestre, que compõe a chamada faixa de fronteira do País, conforme definido pelo artigo 20 da Constituição Federal.
A Suframa é uma das 19 instituições que compõem o Niffam, que conta ainda com 17 órgãos estaduais e um federal, que é a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).
As próximas reuniões ordinárias do Niffam ocorrerão nos dias 23 de agosto de 2023 e 29 de novembro.
humaita resgate amazonas criança perdida manaus brasil Alexandre de Moraes Supremo Tribunal Federal Fernando Collor brasil anvisa saúde colgate creme dental pasta de dente Tasselo Brelaz amazonas manaus O Profissional do Momento livro cultura projeto galeria cidade aberta amazonas manaus parintins manaus diecast manaus amazonas carro exibição de carro amazonas filarmonica manaus amazonas dia do jazz música recuperafone amazonas coletivo mais seguro manaus manaus registro documentos amazonas identidade cin Ponte Rio Negro manaus mpam investigação