A primeira edição da Navalshore Amazônia começa nesta quarta-feira, (24), com 55 estandes, com mais de 100 marcas nacionais e internacionais. O evento voltado para a construção naval de embarcações, que reunirá fornecedores de produtos e serviços especializados no setor naval, acontecerá pela primeira vez na Amazônia, reforçando a importância da região para o setor.
Para Marcos Godoy, diretor da Navalshore e da Revista Portos e Navios, as características da região e a sua importância para o cenário econômico do país motivaram a criação de um evento especificamente na Amazônia. "A região amazônica tem uma dinâmica de logística própria. Pela característica de o rio ser a principal estrada, a demanda por meios de transportes flutuantes é perene. Isso é histórico e proporcionou o desenvolvimento de uma indústria fluvial poderosa, para atender tanto o transporte de passageiros como de cargas", afirmou o diretor.
Por outro lado, mesmo com o setor estabelecido, há vários desafios e demandas que precisam ser debatidas. "Com o desenvolvimento do Arco Norte, o transporte na região não para de crescer e a demanda por soluções logísticas vai exige investimentos para que os estaleiros cresçam, aumentem continuamente a produtividade, com sustentabilidade. E é aí que a Navalshore atua", afirma Marcos Godoy.
Ao promover o encontro de tomadores de produtos e serviços e seus fornecedores, o evento contribui para o debate, criação de soluções e negócios. Paralelamente à feira, há a conferência, com a participação dos principais atores dessa indústria. "A indústria naval da região não conhece os problemas da indústria naval marítima, que depende dos ciclos econômicos e políticas governamentais. Há muito espaço para que a indústria naval fluvial da região amazônica atinja um grau de excelência e modernização", anima-se Godoy.
Ainda de acordo com o coordenador, a Navalshore é realizada desde 2004 no Rio de Janeiro e namora com a região Norte há muito tempo. "Nossa expectativa nesta primeira edição em Manaus é a melhor possível. A iniciativa recebeu total acolhida pelas empresas, entidades empresariais e poder público do Amazonas. O espaço para exposição está totalmente ocupado e não pudemos atender a todas as empresas que solicitaram espaço de última hora", celebra.
estratégia icaro gaspar manaus proposta evento treinamento concurso prova colégio militar amazonas manaus idaam oportunidade amazonas manaus academia de belas artes estudante rio grande do sul luso sporting clube flim festival literario de manaus manaus amazonas cultura opera nas escolas festival amazonas de opera amazonas manaus amazônia golf resort edital leilão manaus amazonas manaus idaam alunos enem educação estudo caça aos doces amazonas halloween manaus dia das bruxas flashback show amazonas dj raidi rebello manaus millenium shopping Voo Livre programação manaus História amazonas