Se depender da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Amazonas (Abrasel no AM), da Prefeitura de Manaus, da Associação Brasileira de Agências de Viagens no Amazonas (Abav-AM), do Sindicato dos Trabalhadores da Hotelaria, Bares e Restaurantes, Manaus será a quinta cidade brasileira a conquistar o Selo Cidade Criativa da Unesco. As articulações para a “conquista” ganharam força na tarde da última quarta-feira (10), durante reunião entre as entidades e a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).
Os representantes das entidades, dentre os quais o presidente da Abrasel no AM, Rodrigo Zamperlini, se reuniram com o diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, com foco nas articulações para Manaus conquistar o selo. “A nossa cidade tem grande relevância na gastronomia, principalmente quando pensamos em uma gastronomia rica e única, com ingredientes tradicionais e somente aqui encontrados aliados à modernidade. Por isso, temos a convicção que a nossa capital tem plena capacidade para conquistar esse importante título”, disse.
Zamperlini destacou, ainda, a importância do prefeito David Almeida na busca pelo selo, somada à união de forças entre a Manauscult as entidades ligadas ao trade gastronômico, que envolve setores como o turismo e serviços. Já o diretor-presidente da Manauscult assegurou que a Prefeitura vai “embarcar” na empreitada. “Vamos discutir todas as possibilidades, traçar um plano com todo o diferencial da gastronomia local e apresentá-lo à Unesco. Vamos entrar nessa para ganhar”, garantiu Osvaldo Cardoso
COMISSÃO
Durante a reunião, foi formada uma comissão para tratar da candidatura de Manaus ao Selo Cidade Criativa da Unesco, que será capitaneada pela Abrasel no AM. A candidatura será realizada em 2024, mas os agentes envolvidos no tema já deram o pontapé inicial na “corrida” pelo título, com o levantamento de informações, que deverão ser apresentadas à Unesco.
Além do presidente da Abrasel no AM e do diretor-presidente da Manauscult, participaram da reunião o presidente da ABAV-AM, Jaime Júnior; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Hotelaria, Bares e Restaurantes, Gerson Almeida; a professora e pesquisadora em gastronomia, Cláudia Gonçalves; e os chefs de cozinha e empresários Eraldo Oliveira, Maria do Céu e Elisangela Vale.
processo Gabriela Spanic amazonas manaus ingressos pcd manaus sou manaus 2025 educação escola projetos alunos empreendedorismo manaus amazonas aniversário amazonas cabaré chinelo sebastião teatro manaus atelie 23 musical teatro amazonas cinema documentário sesc exibição campeonato jogo esporte competição copa das favelas amazonas emprego mulheres oportunidade manaus amazonas amazonas conselheiros do codam codam manaus escolha dos conselheiros social Segurança Energética gerando oportunidades amazonas gás natural do brasil Eneva manaus fesival cultura manaus Tarumã Alive