O estudante Suan Bruno Fernandes Lira, do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire, na zona leste de Manaus, foi campeão no torneio “Absoluto”, categoria sub-14, do Campeonato Brasileiro de Xadrez, que aconteceu em Natal, Rio Grande do Norte e contou com atletas de todo o país. Esta é a primeira vez, em 55 anos de competição, que um aluno da rede estadual do Amazonas conquista o feito nacional neste torneio.
Com o feito, o atleta foi selecionado para competir no Mundial da Juventude de Xadrez, que acontecerá na cidade de Montesilvano, em Pescara, na Itália, de 12 a 25 de novembro. Além do 1º lugar, o atleta teve destaque nos torneios de xadrez denominados “Pensado”, no “Blitz” e também no “Rápido”, levando assim, a 1ª, a 4ª e a 8ª melhor colocação na competição, respectivamente.
Suan contou que está muito feliz em representar o Amazonas e que vem treinando bastante para trazer um título do mundial ao Estado. “Eu tenho um sentimento de responsabilidade, pois vou representar não só o Amazonas, como também o Brasil. Logo, vou estudar muito durante esses seis meses até o mundial, para que eu tenha uma boa classificação na disputa”, disse o estudante.
De acordo com o professor da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, Andrey Neves, mestre da Federação Internacional de Xadrez e um dos treinadores da comitiva do Amazonas, o trabalho para levar esses estudantes aos pódios do Brasil iniciou há dois anos, com projetos voltados para o esporte.
“Desenvolvemos projetos de olho nos campeonatos de xadrez e, desde o início, focamos em levar esses enxadristas a competições regionais e nacionais. Estávamos decididos a treinar jovens que se destacaram no xadrez. Um exemplo é o jovem Suan que estará na Itália, no mundial”, relatou o treinador.
De acordo com o assessor de Educação Física da Coordenadoria Distrital de Educação 5 Jorge Lelis, o jovem alcançou um feito inédito, com o apoio do Governo do Amazonas e da Secretaria de Educação.
“Coube a um estudante da zona leste de Manaus conquistar um feito tão aguardado pelos atletas do xadrez, pois a atual gestão tem se preocupado em subsidiar talentos, não só como o do Suan, mas de muitos outros jovens que jamais imaginariam chegar tão longe, por meio do esporte”, pontuou Lelis.
Mais conquistas
A comitiva amazonense de xadrez trouxe, ainda, outras medalhas. No torneio “Blitz”, a estudante Cibelly Libório, da Escola Estadual (EE) Áurea Pinheiro Braga, localizada no bairro Gilberto Mestrinho, zona leste, conquistou a 3ª colocação no Campeonato Brasileiro de Xadrez, na categoria sub-18.
Na mesma modalidade, o estudante Williams Soares, da EE Jairo da Silva Rocha, alcançou a 10ª posição. Vale ressaltar que a Confederação Brasileira de Xadrez -CBX, premia do 1° ao 10° lugar.
Além disso, a estudante Cibelly Libório foi destaque no torneio “Pensado”, com a 5ª colocação e no torneio “Rápido”, ficando em 8º lugar.
“Eu estou muito feliz, pois, nesse torneio, superei todos os meus resultados já obtidos em competições a nível nacional e, assim, conquistei o meu primeiro pódio. Esse troféu eu dedico a todos que acompanham a minha jornada. Estou muito feliz por estar levando o nome do nosso Amazonas aos pódios”, contou a estudante.
Competindo desde 2016, Cibelly conheceu o xadrez na própria escola. Hoje, depois de dezenas de campeonatos disputados e mais de 40 medalhas conquistadas, junto de colegas e o corpo docente da escola, lidera uma iniciativa que ensina o esporte para outros alunos da Áurea Pinheiro Braga.
sebastião teatro amazonas musical cabaré chinelo aniversário atelie 23 manaus sesc documentário teatro amazonas cinema exibição campeonato esporte competição jogo copa das favelas amazonas manaus amazonas emprego mulheres oportunidade amazonas codam conselheiros do codam escolha dos conselheiros manaus social gás natural do brasil Segurança Energética gerando oportunidades Eneva amazonas manaus fesival cultura Tarumã Alive manaus pirarucu manaus credenciamento documentação ads amazonas amazonas Copa do Mundo de Halterofilismo manaus competição manaus Cinepolis amazonas Os caras malvados 2