Conduzir turistas durante as viagens, auxiliar na montagem do roteiro e organizar atividades que serão realizadas durante a visita na cidade escolhida são algumas funções do guia de turismo. Neste Dia do Guia de Turismo (10), a Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) destaca a importância do profissional que fortalece o setor no estado.
Para ser um profissional habilitado, o guia precisa ter formação técnica e estar devidamente regularizado pelo Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). Atualmente, o Amazonas tem 493 profissionais guias de turismo regional cadastrados.
A Amazonastur é o órgão delegado do Ministério do Turismo para o ordenamento dos prestadores de serviços turísticos. O presidente da Amazonastur, Gustavo Sampaio, parabenizou os profissionais que movimentam o turismo e reforçou o compromisso com a qualificação profissional.
"Os guias são anfitriões do turismo, aqueles que conquistam, verdadeiramente, os nossos turistas. Munidos de muito conhecimento, eles encantam os visitantes e são parte essencial no desenvolvimento econômico do setor. Neste dia do guia de turismo, presto todas as homenagens a esses profissionais”, destacou Sampaio.
Paixão pelo turismo
Para a guia de turismo, Márcia Rebeca, trabalhar nesta função é a realização de um sonho. Ela relata que o incentivo para a profissão veio de amigos e familiares.
“Ser guia é uma forma de poder passar um pouco de tudo que eu vivencio, mostrar os encantos, as curiosidades e o dia a dia da nossa vida. Fazer com que essas pessoas sintam também esse carinho, esse amor que a gente tem pelo nosso estado e pelas belezas que a gente tem aqui. Então, ser guia é ser alguém que vai conectar o viajante, verdadeiramente, o turista com a nossa terra”, comentou a guia.
Márcia é uma das 94 pessoas formadas, em março deste ano, pela Amazonastur no curso de Guia de Turismo, promovido em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).
Para a diretora do departamento de programas e capacitação da Amazonastur, Sibelle Silva, investir em qualificação é o caminho para crescimento e profissionalização do setor no Amazonas.
“É o nosso objetivo, qualificar o profissional como técnico para atuar na condução de turistas, sendo profissional com Cadastur regularizado e certificação”, finalizou Sibelle.
manaus evento estratégia proposta icaro gaspar treinamento oportunidade concurso prova amazonas idaam colégio militar manaus academia de belas artes estudante manaus rio grande do sul amazonas flim luso sporting clube amazonas manaus festival literario de manaus manaus amazonas cultura festival amazonas de opera opera nas escolas amazônia golf resort edital amazonas leilão manaus enem estudo manaus educação idaam alunos amazonas dia das bruxas caça aos doces halloween manaus dj raidi rebello show amazonas manaus millenium shopping flashback Voo Livre programação amazonas História manaus