Diálogo e a construção de redes entre instituições do poder público, organizações não-governamentais e sociedade civil. É o que será promovido no Seminário Internacional sobre Experiências de Gestão Compartilhada de Territórios Indígenas da Pan-Amazônia. O evento será realizado entre 10 a 12 de maio, no Centro de Estudos Superiores de Tabatinga (Cestb) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), localizado na Av. da Amizade, 74, Centro, em Tabatinga (distante a 1.108 km de Manaus).
O seminário é uma iniciativa em parceria com Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ - Brasil) e Núcleo de Estudos Socioambientais da Amazônia (Nesam) vinculado ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH), por meio do projeto financiado pela "Consórcio Humanitas UEA de Pesquisa Aplicada com Povos e Comunidades Tradicionais do amazonas" (Capes-PDPG Amazônia).
O protagonismo e a participação majoritária de lideranças e organizações indígenas permitirão um debate voltado às experiências colaborativas de manejos, saberes e desafios na gestão de territórios tradicionalmente ocupados pelos povos indígenas na pan-amazônia. O evento é um espaço propositivo de diálogo sobre vivências, experiências e parcerias, pois vincula setores institucionais e colaborativos que permitem compreender as demandas dos povos indígenas e as possibilidades de elaboração de programas e projetos que dialoguem com a realidade territorial e sociocultural na pan-amazônia.
O Seminário Internacional sobre Experiências de Gestão Compartilhada de Territórios Indígenas da Pan-Amazônia abordará experiências e desafios sobre os seguintes temas: 1) Direitos humanos e segurança pública nos territórios indígenas; 2) A dinâmica das economias ilegais e os impactos na saúde dos povos indígenas na pan-amazônia; 3) Questões fundiárias e protagonismo indígena na gestão dos territórios; 4) Segurança alimentar e alternativas econômicas ao desenvolvimento territorial e; 5) Mulheres, juventude e participação indígena nas formas de gestão dos territórios.
Para mais informações, acesse a página com a programação do evento:
manaus Gabriela Spanic amazonas processo ingressos sou manaus 2025 manaus pcd educação projetos manaus escola alunos amazonas empreendedorismo teatro manaus cabaré chinelo musical sebastião amazonas atelie 23 aniversário documentário cinema exibição sesc teatro amazonas jogo competição campeonato copa das favelas amazonas esporte oportunidade mulheres amazonas emprego manaus codam manaus amazonas conselheiros do codam escolha dos conselheiros amazonas Segurança Energética gerando oportunidades social Eneva manaus gás natural do brasil manaus cultura fesival Tarumã Alive