O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste sábado (6), durante conversa com a imprensa, em Londres, que ouviu do rei Charles III, coroado nesta manhã, um pedido para que o Brasil cuide da Floresta Amazônica.
"A primeira coisa que o rei falou pra mim foi para eu cuidar da Amazônia", afirmou Lula. "E eu falei: 'eu preciso de ajuda, não é só a nossa vontade. Eu preciso de ajuda e de muitos recursos'", completou.
Na última sexta-feira (5), o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, anunciou que o país investirá no Fundo Amazônia. O valor será de 80 milhões de libras, cerca de R$ 500 milhões. O premiê afirmou que a entrada do Reino Unido no fundo é um reconhecimento ao trabalho e à liderança do presidente Lula no tema da preservação ambiental.
Durante conversa com a imprensa neste sábado, Lula afirmou ainda que convidou Sunak a visitar o Brasil nos próximos meses.
O presidente afirmou que, em agosto, haverá o primeiro encontro de líderes de países amazônicos da América do Sul. O intuito, segundo ele, é discutir uma agenda comum de preservação da floresta.
“É preciso que a gente tome uma decisão comum. Porque não adianta o Brasil preservar só a nossa, que nós vamos preservar. Nós vamos cumprir a promessa que fizemos de acabar com o desmatamento até 2030. Isso é uma questão de honra”, disse Lula.
amazonas complexo termelétrico Azulão manaus Silves energia Eneva berg guerra amazonas show luh bacelar manaus guto lima manaus amazonas show amazonas manaus Instituto Amazônia Equatorial manaus Taty Suky saude dentista protese dentária educação matematica amazonas manaus olimpiadas estratégia proposta manaus treinamento evento icaro gaspar oportunidade manaus idaam amazonas prova colégio militar concurso rio grande do sul amazonas manaus estudante academia de belas artes amazonas luso sporting clube festival literario de manaus manaus flim