A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) vai ampliar o atendimento aos doadores de sangue cujo resultado sorológico seja positivo para HIV, Sífilis, Hepatite B e C, Malária, HTLV e/ou chagas. A partir de agora, o acolhimento desse público também será feito pela equipe de enfermagem que realiza a triagem dos candidatos à doação. Antes, esse atendimento era feito exclusivamente por médicos.
A ampliação foi anunciada durante o workshop “O papel dos enfermeiros nas inaptidões sorológicas”, realizado nesta quinta-feira (04) pela instituição, com participação de agentes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
“O Hemoam está buscando a melhor forma de comunicar e acolher os doadores que têm resultado positivo, com mais agilidade e eficácia. A Semsa já faz isso, e o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) também valida o papel da enfermagem nessa função”, destacou o diretor de hemoterapia do Hemoam, Sérgio Albuquerque.
Os dados estatísticos do Hemoam apontam que, em 2022, de 63.065 mil doações realizadas, 2.107 (3,34%) apresentaram sorologia positiva para uma das doenças rastreadas, sendo sífilis, hepatite B e C as causas predominantes das inaptidões.
“Sempre que existe um resultado positivo para uma dessas doenças, primeiro o exame é refeito e na permanência do resultado, o doador é convocado a comparecer ao Hemoam para uma nova coleta de amostra. A partir da confirmação do resultado é feito o acolhimento desse doador pela equipe de enfermagem e pelas assistentes sociais que orientam e notificam o caso nos sistemas nacionais de vigilância”, explicou Sérgio, ao acrescentar que existem casos em que o exame identifica traços da doença, mas não necessariamente o doador esteja doente.
Jovens da Amazônia educomunicação oficinas COP30 ativismo climático euler ribeiro roda de conversa idosos conversa workspace primeiros socorros emocionais manaus amazonas saúde passo a paço programação atrações programação show sou manaus ingresso manaus premiação livro aves amazonas primeira turma desenvolvimento regional escola técnica de Silves compromisso educação formação Eneva mostra teatro amazonas águas de manaus manaus amazonas sebastião turismo cultura Museu do Seringal programação manaus amazonas cultura música festival do beiradão manaus manaus Raphael Ghanem show youtuber amazonas