Artistas parintinenses foram convidados pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas a participar da construção da identidade visual e dos materiais gráficos do Programa de Saneamento Integrado (Prosai) de Parintins. Entre as ações propostas está a participação na Consulta Pública que acontece em junho no município (a 369 quilômetros de Manaus ), incluindo o desenvolvimento do material gráfico do evento.
O convite foi feito em reunião, realizada esta semana em Parintins, com a participação do subcoordenador Ambiental da UGPE, Otacílio Cardoso Júnior, e da designer do órgão, Pollyana Encarnação. Também estavam presentes a diretora do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro, Andressa Oliveira, representantes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e personalidades ligadas a cooperativas de profissionais de artes de Parintins.
O coordenador executivo da UGPE, Marcellus Campêlo, destacou que o Governo do Amazonas busca a participação de todos os segmentos da sociedade parintinense na construção das melhores soluções para o Prosai e ressaltou a importância da participação popular na Consulta Pública que vai acontecer no início do mês de junho na cidade.
Reconhecimento e valorização
O artista plástico Evanil Maciel destacou que a oportunidade de ter sua arte eternizada em um projeto, que vai transformar a realidade urbana de Parintins, é uma grande honra. “Seria o máximo. É um importante reconhecimento vindo do Governo do Estado”, agradeceu.
De acordo com o professor da UEA, Diego Omar Silveira, que atua com projetos culturais para integrar o Boi Bumbá de Parintins com a comunidade, é fundamental que o projeto movimente a percepção que as próprias pessoas têm da cidade e vá além dos bumbás. “A arte pode ter duas funções nesse programa. Uma de arte pública, de embelezamento urbano, que faz com que as pessoas vivam e se sintam melhores e a outra voltada para a promoção da educação e aprofundamento do caráter pedagógico, que pode fazer com que as pessoas reconheçam a sua identidade, na própria cidade, com representações que estão no cotidiano e nas histórias do passado”, observa.
Para ele, a premissa de que Parintins é um celeiro de artistas é muito ventilada para fora, mas pouco trabalhada para dentro. “A gente tem trabalhado projetos que tentam sensibilizar essa potência toda que Parintins é. É por isso que recebemos com bons olhos projetos que pensam em mudar organizadamente Parintins. De pensar a cidade como um espaço mais democrático. Uma cidade mais bonita, mais bem cuidada, que transforma seu potencial turístico em espaços para receber e dialogar com as pessoas que vêm de fora”.
Investimentos
Com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e investimento estimado em R$ 413,8 milhões, o programa vai urbanizar uma área de risco de alagação na região da Lagoa da Francesa e adjacências, com soluções de saneamento básico (água e esgoto sanitário), drenagem e requalificação urbanística; habitação, e equipamentos públicos, como praças, parques e a construção de um mercado na orla da Francesa.
treinamento manaus estratégia icaro gaspar proposta evento manaus concurso oportunidade amazonas colégio militar idaam prova estudante amazonas rio grande do sul manaus academia de belas artes luso sporting clube flim manaus festival literario de manaus amazonas festival amazonas de opera manaus cultura opera nas escolas amazonas manaus amazônia golf resort leilão edital amazonas alunos idaam estudo educação enem manaus manaus halloween amazonas dia das bruxas caça aos doces manaus flashback show millenium shopping dj raidi rebello amazonas Voo Livre manaus amazonas programação História