O deputado federal Sidney Leite (PSD/AM) reuniu nesta terça-feira (25) em Brasília com o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula que anunciou o lançamento do programa Pescador Legal, que acontecerá em maio no Amazonas e ajudará os pescadores de todo país no processo de recadastramento.
De acordo com dados do Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP), no Brasil existem mais de 1 milhão de pescadores artesanais credenciados e desde setembro de 2022 o processo de recadastramento desses profissionais estava aberto, tendo sido prorrogado em 2023.
“No próximo dia 26 de maio, esta data já está basicamente fechada, nós estaremos no Amazonas para lançar o programa Pescador Legal. O ministério vai para a ponta para ajudar os pescadores no seu cadastro e recadastramento, naquilo que hoje talvez seja o maio óbice que eles enfrentem”, conta de Paula.
O programa além do acesso ao recadastramento, vai permitir também a solicitação do seguro defeso, e outras atividades que beneficiam a classe dos pescadores. Para Sidney Leite, essa é uma boa notícia para o Brasil.
“Eu quero agradecer ao ministro porque esse compromisso sem dúvidas vai resolver um grande gargalo dos pescadores do Amazonas, da pesca artesanal e do Brasil. E é claro que o Amazonas vai lhe receber com muito carinho porque a comunidade da pesca lá é grande”, afirma.
teatro aniversário musical sebastião atelie 23 manaus amazonas cabaré chinelo sesc exibição cinema documentário teatro amazonas campeonato jogo competição esporte copa das favelas amazonas amazonas mulheres oportunidade emprego manaus amazonas manaus codam conselheiros do codam escolha dos conselheiros manaus gás natural do brasil social Segurança Energética gerando oportunidades amazonas Eneva cultura Tarumã Alive manaus fesival credenciamento pirarucu ads documentação manaus amazonas amazonas competição Copa do Mundo de Halterofilismo manaus Cinepolis Os caras malvados 2 amazonas manaus