Mais de 13 mil turistas já passaram por Manaus durante a Temporada de Cruzeiros 2022/2023. De outubro do ano passado até a primeira quinzena de abril deste ano, a capital amazonense recebeu 12 embarcações, segundo a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).
Em média, a capital do Amazonas recebeu a visita de três navios por mês, sendo dezembro o mês que recebeu o maior número de turistas, 4.612 mil em dois cruzeiros distintos. O maior navio desta temporada, o Volendam da empresa Holland América, chegou a Manaus no dia 1° de dezembro de 2022, com 2.365 mil cruzeiristas a bordo.
Como forma de potencializar os ganhos com o turismo, a cidade tem trabalhado em receptivos que incluem rituais indígenas, apresentação de boi-bumbá, entrega de mapas da cidade no porto e dicas de roteiro nos Centros de Atendimento ao Turista (CATs). O objetivo é, segundo a Manauscult, além de incentivar a economia, apresentar a cultura brasileira e a amazonense aos estrangeiros.
"O setor turístico de Manaus representa um elemento fundamental e potencialmente valioso de emprego e renda para a população. É uma atividade que engloba vários setores pulsantes em uma mesma região: gastronomia, artesanato, cultura, história e belezas naturais, possibilitando oportunidade de emprego para muitas pessoas", destacou o diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso.
Das 12 embarcações que permaneceram fundeadas próximas ao porto da cidade neste período, três visitaram a capital amazonense pela primeira vez: Insígnia, Volendam, Ocean Explorer. Juntos, os três navios trouxeram à cidade mais de 3.818 mil turistas.
O diretor de turismo da Manauscult, Evilázio Nascimento, comentou que para a próxima temporada estão previstas 34 escalas em Manaus. O que representará um aumento de 100% em relação à temporada atual.
"Antes da pandemia de Covid-19, na Temporada de Cruzeiros 2019/2022, um total de 17.428 mil turistas, entre passageiros e tripulantes, passaram por Manaus num período de sete meses. Em junho deste ano, vamos apresentar o balanço final da temporada 2022/2023, que possibilitará termos uma análise qualitativa do índice de satisfação dos turistas", concluiu.
A entrega de mapas bilíngues e intervenção artística são uma das ações durante o receptivo, além da entrega de artesanatos regionais a todos os turistas que desembarcam e a placa de “Boas Vindas” aos comandantes dos navios que chegam à cidade pela primeira vez.
O último navio desta temporada, o Silver Shadow, chegará em Manaus no dia 14 de maio, com 694 turistas, com um gasto médio de 80 dólares por dia, o que representará uma injeção de R$ 280.376,00 na economia.
edital Casa de Artes Plano Perfeito amazonas oportunidade manaus polica cadastro nacional de pessoas desaparecidas investigação site apresentação musica amazonas Ultravioleta manaus Kalyope cultura hemoam manaus doação de sangue amazonas saude cultura Casa das Artes exposição amazonas manaus arte amazonas feijoada manaus casa vhida ingresos manaus olhar do norte cinema o agente secreto amazonas competição expoqueijo 2025 amazonas manaus queijo investigação universidade direito Centro Universitário Martha Falcão Wyden caso delmo drogas fab avião amazonas investigação