“Essa lei fortalece o nosso trabalho e esforços em gerar entretenimento, emprego e renda na sociedade”, diz Lucas Dourado, representante de uma quadrilha junina. A reunião setorial com líderes e participantes do Carnaval, Folclore e Cultura Popular amazonense aconteceu nesta terça-feira (18), a partir das 14h, no Cineteatro Guarany.
As reuniões estão sendo realizadas pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC), com objetivo cumprir as exigências do Ministério da Cultura (MinC). De acordo com a assessora jurídica da Secretaria, Anne Paiva, além do cumprimento da exigência da lei, as reuniões visam a esclarecer dúvidas entre os participantes.
“Hoje estamos em reunião com o segmento do folclore, cultura popular e carnaval para debater a melhor forma de contemplar e atender os requisitos exigidos na lei. Aproveitamos as reuniões para debater, tirar dúvidas de uma forma ampla para ajudar a todos na preparação de editais e conseguir maior entendimento da aplicação da lei”, informa.
Para o diretor da GRES Império do Mauá, Aldenor Maciel, a lei possibilitará a execução de projetos, além de desenvolver a economia dentro das comunidades periféricas.
“Estamos trabalhando no carnaval há muitos anos. Essa lei é importantíssima para o carnaval e para a periferia, pois conseguiremos chegar nas pessoas mais pobres. Será essencial para os nossos projetos e para a comunidade, por isso agradecemos muito ao Governo Federal, ao Governo do Amazonas e por chegar nas comunidades para gerar emprego e renda”, conta
O folclore também marcou presença na reunião. O representante da quadrilha junina Estrela do Sertão, Lucas Dourado, destaca a necessidade do investimento para realizar apresentações, gerar empregos na economia criativa e entretenimento gratuito.
“Temos dificuldade de manter nosso trabalho na sociedade e por isso essa lei é tão importante. Com esse investimento conseguiremos movimentar economia, pois contratamos costureiras, motoristas, fechamos veículos para locomoção e tantos outros empregos gerados. Isso tudo é um retorno cultural para a sociedade, que recebe nossas apresentações e vive o folclore”, diz Lucas.
Reunião quinta-feira
A próxima reunião está marcada para quinta-feira (20/04), das 14h às 17h, com representatividade em debates sobre o povo negro, para incluir na aplicação da lei povos negros, quilombolas e suas expressões culturais. A reunião será no Cineteatro Guarany, localizado na avenida Sete Setembro, Centro.
Mais informações sobre as reuniões setoriais podem ser encontradas nas redes sociais @culturadoam e Portal da Cultura (https://cultura.am.gov.br/).
humaita manaus resgate criança perdida amazonas Fernando Collor Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes brasil brasil saúde creme dental anvisa pasta de dente colgate manaus amazonas O Profissional do Momento Tasselo Brelaz cultura livro galeria cidade aberta amazonas manaus projeto parintins manaus diecast manaus exibição de carro carro amazonas manaus música amazonas amazonas filarmonica dia do jazz manaus recuperafone coletivo mais seguro amazonas documentos registro amazonas manaus identidade cin manaus Ponte Rio Negro mpam investigação