A produção de motocicletas no Polo Industrial de Manaus (PIM) registrou alta de 21,4% no primeiro trimestre de 2023, com a fabricação de 397.070 motos, de acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).
De acordo com levantamento da associação, esse foi o melhor resultado para os três primeiros meses do ano desde 2014, quando foram produzidas 412.173 motocicletas.
A estimativa da Abraciclo é fechar o ano com mais de 1,5 milhão de unidades produzidas, o que corresponde a um crescimento de 9,7% na comparação com o ano passado, onde foram fabricadas 1.413.222 motocicletas.
Em março, as fabricantes instaladas no PIM produziram 152.450 unidades. O volume é 11,8% superior ao registrado no mesmo mês do ano passado (136.350 motocicletas) e 25,3% maior em relação a fevereiro (121.703 unidades).
Ainda segundo a Abraciclo, esse foi o melhor resultado para o mês desde 2012 (179.451 motocicletas) e o melhor desempenho em meses consecutivos desde novembro de 2013 (156.044 unidades).
Segundo avaliação do novo presidente da Abraciclo, Marcos Antonio Bento, a indústria deve seguir a tendência de alta nos próximos meses e, com isso, equilibrar a oferta e a demanda.
“Depois de três anos as fabricantes estão conseguindo operar normalmente, sem interrupções nas linhas de produção. Estamos, gradativamente, reduzindo a fila de espera dos modelos de baixa cilindrada e dos scooters”, destaca.
resgate criança perdida humaita amazonas manaus brasil Fernando Collor Alexandre de Moraes Supremo Tribunal Federal pasta de dente colgate anvisa creme dental brasil saúde livro cultura amazonas Tasselo Brelaz O Profissional do Momento manaus galeria cidade aberta manaus parintins projeto amazonas manaus manaus diecast carro amazonas exibição de carro amazonas filarmonica amazonas música manaus dia do jazz recuperafone coletivo mais seguro manaus amazonas registro identidade manaus amazonas documentos cin mpam manaus investigação Ponte Rio Negro