O luto materno de perder um filho já nascido ou ainda na barriga é doloroso e complicado para muitas mulheres, que precisarão de uma rede de apoio e acolhimento. Pensando neste momento de fragilidade, a deputada Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos) propôs o Projeto de Lei nº 325/2023 que obriga as redes pública e privada de saúde a oferecerem leitos ou alas separadas para mães com óbito fetal.
De acordo com a deputada, o objetivo do projeto é acolher e minimizar a dor sentida por mães que perderam seus filhos, buscando atenção especial voltada para este grupo em estado de vulnerabilidade.
"Estudiosos afirmam que a sensação de perder um filho é viver uma promessa não realizada. É um momento delicado para a mulher, que precisa lidar com o luto. Atualmente nos hospitais, a mulher que sofre com a perda acaba ficando acomodada na mesma ala de mães com recém-nascidos. De um lado, uma extrema felicidade, e do outro, extrema tristeza. Dessa forma, a mulher em situação de luto experimenta o cruel sentimento de não pertencimento ao ambiente e é isso que queremos evitar com esta propositura", argumentou a parlamentar.
O PL prevê que as unidades de saúde, tanto públicas como privadas, devem oferecer ou realocar acomodações às parturientes de natimorto em leito ou ala separada dos demais pacientes e gestantes. A divisão também vai se estender para mulheres que foram diagnosticadas com óbito fetal e/ou estejam aguardando para retirada do feto. A proposta está em tramitação na Aleam.
criança perdida resgate humaita amazonas manaus brasil Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes Fernando Collor anvisa creme dental pasta de dente colgate saúde brasil amazonas manaus O Profissional do Momento Tasselo Brelaz livro cultura galeria cidade aberta parintins manaus amazonas projeto exibição de carro amazonas carro manaus diecast manaus dia do jazz música amazonas manaus amazonas filarmonica amazonas recuperafone coletivo mais seguro manaus identidade registro amazonas cin manaus documentos investigação manaus mpam Ponte Rio Negro