Uma creche na cidade de Blumenau, em Santa Catarina, foi alvo de um ataque na manhã desta quarta-feira (5). Ao menos quatro crianças morreram. Segundo os bombeiros, três meninos e uma menina, de 5 a 7 anos de idade. O crime aconteceu na rua dos Caçadores, no bairro Velha, no Centro Educacional Infantil (CEI) Cantinho do Bom Pastor.
O delegado no local disse que o ataque foi feito por um homem com um machado, que invadiu a creche.
Ele também confirmou que ao menos quatro crianças morreram e há outros quatro feridos, levados para hospitais da região.
O Hospital Santo Antônio, de Blumenau, informou à CNN que quatro crianças feridas deram entrada no hospital: duas meninas de 5 anos e dois meninos, de 5 e 3 anos.
“Elas foram atendidas pela equipe de urgência e Emergência e as famílias estão recebendo apoio da equipe multiprofissional da instituição”, informou o hospital.
A repórteres no local, o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, declarou que está sendo organizado um gabinete de crise e as aulas desta quarta (5) e quinta-feira (6) devem ser suspensas.
Cristóvão Vieira / O Município Blumenau / Divulgação
Agressor deixou local e se entregou
O comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar de Blumenau, Márcio Alberto Filippi, declarou à CNN que um homem pulou o muro da creche, quando cerca de 40 crianças estavam no local.
Elas estavam brincando no parquinho quando o agressor começou a desferir golpes com uma machadinha, de forma aleatória, informou o comandante.
“Quando percebeu que as professoras estavam defendendo as crianças, pulou o muro novamente e saiu”, acrescentou.
Em nota oficial, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) relatou: “Na manhã desta quarta-feira (5), um homem de 25 anos adentrou em um estabelecimento educacional localizado no bairro Velha e atentou contra a vida de infantes do local.”
Ainda de acordo com a PM, o agressor saiu caminhando do local e se entregou na guarda do 10º BPM, onde foi preso e encaminhado à Polícia Civil.
O governador catarinense Jorginho Mello declarou à analista da CNN Basília Rodrigues que o homem estava em surto psicótico e utilizou uma arma branca.
“É com enorme tristeza que recebo a lamentável notícia de que a creche particular Cantinho do Bom Pastor, em Blumenau, foi invadida por um assassino que atacou crianças e funcionários. Infelizmente quatro não resistiram e morreram”, declarou o governador em nota oficial.
“Determinei imediatamente a ação das nossas forças de segurança, que já estão no local. Também decretei luto oficial de três dias. O assassino já está preso. Deixo aqui a minha total solidariedade. Que Deus conforte o coração de todas as famílias neste momento de profunda dor”, concluiu.
O CEI Cantinho do Bom Pastor é uma creche particular, informou a secretaria de Educação de Blumenau. A prefeitura da cidade deve se manifestar em breve. O prefeito Mário Hildebrandt foi para o local.
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de Blumenau informou que o trânsito na rua foi interrompido.
“Monstruosidade”, diz Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou sobre o ataque pelo Twitter: “Não há dor maior que a de uma família que perde seus filhos ou netos, ainda mais em um ato de violência contra crianças inocentes e indefesas.”
“Meus sentimentos e preces para as famílias das vítimas e comunidade de Blumenau diante da monstruosidade ocorrida na creche Bom Pastor”, acrescentou Lula.
halloween amazonas caça aos doces dia das bruxas manaus millenium shopping flashback manaus show amazonas dj raidi rebello manaus Voo Livre História amazonas programação amazonas ssp-am ouro policiais prisão feira de livro cuca sesc festival amazonas festival de livros manaus cuca crime hedindo belém mala crime criança garota violencia mulher crime bahia investigação natal natal em manaus patinação no gelo amazonas manaus sinetram carteirinha do idoso manaus 60+ passa fácil 60+ amazonas música amazonas festival de parintins divulgação caprichoso manaus canções