O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), deu início, nesta segunda-feira (03), ao 1º Encontro de Extensionistas Rurais, no centro de eventos do Hotel Comfort, em Manaus, com a presença de representantes de todos os 73 escritório autarquia no estado.
O evento prossegue até terça-feira (04), com o objetivo de fortalecer o setor primário por meio de discussões sobre atualização de diretrizes administrativas e renovação de metodologias de trabalho junto às associações, cooperativas e trabalhadores.
De acordo com o diretor-presidente do Idam, Daniel Borges, incluir a participação de técnicos, e não apenas dos gerentes, é uma maneira de dar maior eficiência ao trabalho que é feito no dia a dia das Unidades Locais (UnLocs).
“Historicamente, sempre fizemos o encontro com gerentes. Dessa vez, por determinação do governador Wilson Lima, estamos fortalecendo ainda mais o Setor Primário. O objetivo principal é ouvir essa demanda das unidades locais, ter a oportunidade de conversar sobre os pontos e também apresentar os novos procedimentos, que a nossa gestão está implementando no Idam”, disse Borges.
José Renato, 28, trabalha como técnico em agropecuária no município de São Gabriel da Cachoeira, distante 852 quilômetros de Manaus. Ele destacou a região em que atua como técnico como um local de muitas peculiaridades, principalmente pela distância. Durante a reunião, falou também sobre as metodologias aplicadas junto aos produtores rurais. Para ele, encontrar colegas de outros municípios é uma oportunidade única de trocar conhecimento.
“A expectativa é adquirir conhecimento, apresentar as demandas e peculiaridades do nosso município, que é o mais indígena do país. É importante também pegar as referências de outras unidades locais e levar para os nossos povos tradicionais. Então, é trazer um pouco dessa vivência, dividir e tentar solucionar de uma forma eficaz a questão logística não só de São Gabriel da Cachoeira, como de outros locais”, ressaltou.
Programação integrada
O evento inclui representantes de instituições como a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) e a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS).
O evento é uma oportunidade para que todos possam debater as políticas públicas que visam o desenvolvimento rural sustentável e entender por completo as ações e programas de cada órgão.
manaus evento proposta icaro gaspar treinamento estratégia prova amazonas manaus colégio militar idaam oportunidade concurso academia de belas artes rio grande do sul estudante amazonas manaus amazonas luso sporting clube festival literario de manaus flim manaus cultura manaus amazonas opera nas escolas festival amazonas de opera leilão amazonas amazônia golf resort manaus edital educação estudo idaam enem alunos manaus caça aos doces dia das bruxas manaus halloween amazonas flashback manaus millenium shopping amazonas show dj raidi rebello História programação Voo Livre manaus amazonas