Nesta segunda (03), o Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), adquiriu, por meio de recursos oriundos do repasse Fundo a Fundo, equipamentos de reconhecimento facial para o aperfeiçoamento e expansão do Sistema de Segurança por Monitoramento de câmera, que serão instalados na sede administrativa da Secretaria e nas unidades prisionais da capital. A entrega dos materiais ocorreu na sede da Seap, na Avenida Torquato Tapajós.
Estiveram presentes no ato do recebimento, o secretário da Seap, coronel Paulo Cesar; a tenente Leci de Souza; e o coordenador do Sistema Penitenciário (COSIPE), major Igor Reis, e os representantes da Empresa Motorola, Dib Gebara e Geovani Falabella Scotty.
O repasse foi realizado pelo Fundo Penitenciário do Paraná (FUPEN) ao Fundo Penitenciário do Estado do Amazonas (FUPEAM), e seis unidades receberão os equipamentos, são elas: Centro de Detenção Feminino (CDF); Instituto Penal Antônio Trindade (IPAT); Centro de Detenção Provisória de Manaus 1 e 2 (CDPM I e II); Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj); e Unidade Prisional do Puraquequara (UPP).
Dentre os equipamentos adquiridos, estão incluídos, 07 softwares projetados para gravar, exibir, recuperar e enviar alertas; 99 câmeras, sendo 68 de alcance de imagens noturnas de 60 metros até 90 metros; 10 equipadas com infravermelhos; 15 câmeras com detecção de movimento, e 6 com reconhecimento facial.
Para o secretário da Seap, coronel Paulo César, esses investimentos são essenciais para a segurança das unidades prisionais da capital.
“No passado, nossa polícia penal tinha que monitorar várias telas 24 horas por dia, para detectar atividades suspeitas dentro
e fora das unidades. Os presídios que não possuíam sistema eletrônico, o monitoramento muitas vezes era feito por agentes localizados em guaritas perimetrais. As soluções de videovigilância da Motorola Solutions, que integra inteligência artificial, recursos de reconhecimento facial e de placas, moderniza nossa operação e dá aos policiais um olhar em pontos estratégicos na vigilância perimetral, permitindo que sejam mais ágeis e eficazes em suas missões críticas em campo”, afirmou
treinamento evento manaus estratégia icaro gaspar proposta amazonas idaam oportunidade colégio militar prova concurso manaus estudante amazonas rio grande do sul academia de belas artes manaus festival literario de manaus manaus luso sporting clube flim amazonas opera nas escolas festival amazonas de opera manaus amazonas cultura amazonas amazônia golf resort manaus edital leilão alunos estudo idaam enem manaus educação dia das bruxas halloween amazonas caça aos doces manaus millenium shopping show amazonas flashback dj raidi rebello manaus Voo Livre amazonas programação História manaus