A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM) realizou, nesta segunda-feira, dia 3 de abril, um ato de desagravo em favor da presidente da OAB Subseção Parintins, Ana Claudia Vieiralves e da advogada Renata Bernadino Paiva, que tiveram o exercício da profissão impedido, em fevereiro de 2022, pelo então presidente da Câmara Municipal de Parintins, Mateus Assayag. O ato aconteceu em frente à Câmara Municipal de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).
O objetivo do desagravo foi publicizar a solidariedade da classe profissional para com as advogadas ofendidas, bem como demonstrar repúdio ao ato praticado contra as duas advogadas, que foram proibidas de acessar o prédio público.
De acordo com o presidente da Seccional, Jean Cleuter Mendonça, a ordem estará sempre presente para defender o advogado, seja na capital ou no interior.
“Seja em Manaus, seja em Parintins, seja em qualquer município do interior do estado, não podemos deixar o cidadão sem defesa. Esse é um direito constitucional e deve ser cumprido, nós estamos aqui porque a advocacia tem que ser respeitada", disse o presidente.
Segundo a presidente da OAB Subseção Parintins e uma das advogadas desagravadas, Ana Claudia Vieiralves, a advogada Renata Bernadino Paiva recorreu à OAB porque já tinha sofrido violação das prerrogativas.
“Vim aqui para socorrer uma colega, uma advogada que foi impedida de entrar e acompanhar a cliente que estava tendo um ato em plenário na Câmara Municipal de Parintins e, ao chegar para defender a profissional da advocacia, também fui impedida de entrar”, relatou Ana.
Estiveram presentes no ato o presidente da OAB-AM, Jean Cleuter; a vice-presidente, Denize Aufiero; a secretária-geral da OAB-AM, Omara Gusmão; o diretor-tesoureiro, Sérgio Cruz; o ouvidor-geral, Fernando Simões; a procuradora-adjunta de prerrogativas da OAB-AM, Ângela Segadilha; o presidente da Comissão da OAB-AM no interior, André Oliveira; representando a CAAAM, a ouvidora da CAAAM e coordenadora-geral adjunta de Interiorização do CFOAB, Náiade Perrone.
ditadura amazonas manaus literatura livro amazonas shopping praça de alimentação manaus Plantão Tira-Dúvidas IRPF 2025 manaus amazonas circuito galinha pintadinha cinema exibição amazonas manaus teatro gebes medeiros amazonas toadas festa cultura manaus Dia das Mães Quilombo de Serpa Ancestrais homenagem Espetáculo cartas caruanas oficina amazonas manaus sociedade fundação manaus atlas da Amazônia amazonas cardeais internacional conclave policia militar manaus policial investigação amazonas