O Projeto de Lei n° 138, de 2023, do deputado estadual Rozenha (PMB), propõe a criação do programa de acolhimento para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Amazonas, com a criação de Centros Regionais de Referência (CRR). Segundo o parlamentar, a intenção é dar suporte nas redes municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, tanto para os autistas quanto para familiares, com o apoio de profissionais especializados nas diferentes áreas de atendimento ligadas ao transtorno.
“É cada vez mais urgente trabalhar para amenizar as dificuldades resultantes do TEA. Vamos oferecer possibilidades para que o autista tenha o máximo de independência em sua vida.”, disse Rozenha.
Isenção de IPVA para autistas e deficientes
Pessoas com necessidades especiais normalmente precisam de condução constante para terapias, escolas etc. Dependendo do grau do transtorno ou da deficiência, esse deslocamento nem sempre é simples. Por isso, o acesso ao veículo próprio é tão importante.
Foi pensando nisso que o deputado Rozenha propôs o Projeto de Lei 279/2023., que determina a isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) aos veículos de propriedade de autistas, pessoas com deficiência física, visual, mental severa ou profunda.
A proposta modifica a Lei Estadual n.º 4.719/2018 que já concede a isenção aos condutores responsáveis por autistas e deficiente. Com o novo texto, o benefício passa a valer também para o autista ou o deficiente quando estes forem proprietários de veículo.
manaus criança perdida humaita resgate amazonas Alexandre de Moraes Fernando Collor brasil Supremo Tribunal Federal pasta de dente anvisa saúde creme dental brasil colgate Tasselo Brelaz O Profissional do Momento manaus amazonas livro cultura manaus projeto parintins galeria cidade aberta amazonas amazonas manaus exibição de carro carro manaus diecast música amazonas amazonas filarmonica dia do jazz manaus amazonas coletivo mais seguro manaus recuperafone documentos amazonas manaus identidade registro cin investigação mpam manaus Ponte Rio Negro