Com o objetivo de expandir a cultura e o desenvolvimento dos povos indígenas, a Fundação Estadual do Índio (FEI) está promovendo a 2º Feira de Artesanato Indígena no Centro de Eventos do município de Rio Preto da Eva (distante 57 quilômetros de Manaus).
A feira é realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Rio Preto da Eva e acontece em paralelo com a 6ª Feira da Piscicultura e comemoração do 41º aniversário da cidade nos dias 31 de março e 1º e 2 de abril.
A atividade é composta por 15 artesãos que fazem parte do Centro de Empreendedorismo Indígena Yandé Muraki, projeto idealizado pela fundação e 10 artesãos do município.
A feira está aberta ao público com a finalidade dos artistas indígenas comercializarem seus produtos, como cordões, pulseiras, brincos e cachaças de produção artesanal.
O diretor-presidente da FEI, Sinésio Trovão, que está presente no evento, destacou a presença do artesanato na cultura e na economia dos povos indígenas do estado.
“O Governo do Estado vem trabalhando o fortalecimento cultural econômico dos nossos parentes. Esse evento é uma oportunidade para eles mostrarem um pouco das suas obras e talento, que é passado de geração em geração entre nós”, pontuou Trovão.
Durante a abertura da feira houve também a apresentação artística do grupo de dança Kokama da Aldeia da Terra Preta.
Geisy Melo, da etnia Mura, é uma das artesãs que está comercializando artesanato de luminárias, cestarias, balaios e urutu na feira.
“ Esperamos vender pelo menos 50% da nossa produção. Essa atividade é uma grande oportunidade para a gente divulgar o trabalho e arrecadarmos uma renda para o sustento dos nossos familiares”, disse a artesã.
No evento, o prefeito da cidade, Anderson Souza agradeceu a participação e a parceria com a FEI.
"A gente está feliz de ter os indígenas durante toda a nossa programação, pois construímos esses espaços pensando neles, pois queremos fortalecer a identidade cultural e promover o desenvolvimento dos seus negócios em nosso município ", enfatizou o prefeito.
desenvolvimento regional compromisso Eneva formação primeira turma escola técnica de Silves educação manaus sebastião águas de manaus amazonas mostra teatro amazonas turismo Museu do Seringal manaus cultura programação cultura amazonas música festival do beiradão manaus Raphael Ghanem manaus amazonas youtuber show cufa manaus amazonas manaus batalha prime cufa capoeira roda de capoeira manaus Roda de Capoeira da Eduardo Ribeiro amazonas manaus defensoria pública amazonas projeto meu pai tem nome amazonas programação diversidade mostra de teatro águas de manaus manaus sou manaus show ingresso passo a paço pulseira programação