O Museu Amazônico e o Programa de pós-graduação em Antropologia Social estão promovendo o curso “Decolonização de Museus” ministrado pelo Prof. Kapfhammer Wolfgang da Universidade de Munique, até o dia 07 de abril sempre de 8h às 12h nas dependências do Museu Amazônico. O evento tem como eixo central a temática “museus indígenas”, privilegiando um estudo interpretativo sobre os artefatos antropológicos que se encontram na reserva técnica do Museu e Universidade de Munich e sobretudo enriquecer a documentação desses objetos e criar possibilidades de novas interpretações por conta da participação de representantes indígenas.
O seminário vem contribuir de forma significativa para o projeto que o Museu Amazônico vem desenvolvendo denominado de “oficina de memória”, coordenado pela servidora Lilian Débora Furtado da Divisão de Antropologia do Museu, que tem como objetivo a recuperação da memória indígena por meio de um processo de identificação dos artefatos antropológicos a partir da colaboração efetiva das lideranças indígenas. O trabalho está sendo executado com a etnia Sateré Maué, ouvindo tanto as comunidades indígenas urbanas quanto aquelas que ainda se encontram nas aldeias.
Para o Prof. Wolfgang este é um momento muito rico para a recuperação do patrimônio cultural indígena e, ao mesmo tempo, estabelecer uma relação mais próxima entre o Museu Amazônico e a universidade de Munich.
Conforme o Diretor do Museu Prof. Dysson Teles, a participação do prof. Wolfgang vem enriquecer o trabalho que está sendo desenvolvido no sentido de atrair as comunidades indígenas por meio de iniciativas como esta, cujo objetivo é buscar o auxilio dessas etnias para a execução do trabalho de identificação dos artefatos, agora sendo eles os próprios protagonistas de sua história.
Quilombo de Serpa Ancestrais Dia das Mães Espetáculo homenagem amazonas oficina cartas caruanas manaus atlas da Amazônia manaus amazonas sociedade fundação internacional conclave cardeais policial policia militar investigação amazonas manaus queda de avião sobreviventes acidente aereo bolivia resgate emprego oportunidade projeto mais médicos educação inscrição brasil Cursinho popular programa do MEC acidente amazonas tragédia manaus atropelamento show terapya amazonas henry freitas manaus cultura