Com o apoio da Fundação Estadual do Índio (FEI), as indígenas da etnia Kokama, Ana Izabele, de 11 anos, Ana Isabel, de 8 anos e Kamila Mafra de 32 anos, competirão no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu (CBJJ), que ocorrerá na cidade de São Paulo, entre os dias 29 de abril a 7 de maio de 2023.
Isabele disputará na categoria infantil, peso pluma, já Ana Isabel no mirim, e Kamila competirá na categoria master, peso pena. As atletas estão em treinamento desde 2022 com o objetivo de saírem campeãs e fortalecerem a presença indígena no esporte brasileiro.
Para o diretor-presidente da FEI, Sinésio Trovão, essas atividades permitem a valorização dos povos indígenas, interação e reconhecimento na sociedade através da prática esportiva.
“Estamos oferecendo todo apoio logístico necessário para que as nossas parentes possam participar desse campeonato e já estamos na torcida para saírem vitoriosas. Elas são exemplos de que nunca podemos desistir de nossos sonhos e são sinônimos de persistência”, comentou Trovão.
Trajetória no esporte
As atletas mirins são filhas da lutadora Kamila e desde cedo sempre demonstraram interesse pelo esporte e receberam todo incentivo e apoio dos pais.
Além disso, a família possui uma academia na garagem de casa com a finalidade de treinar jovens e crianças do bairro Monte das Oliveiras, que tenham interesse na modalidade.
Em 2022, elas ganharam medalha de ouro na categoria Mirim durante a Copa América de Jiu-Jitsu realizada em Manaus. E recentemente, Ana Isabele ganhou o Campeonato Amazon Grand Slam de Jiu-Jítsu na sua categoria.
Para Kamila Mafra, participar desse evento é a realização de um sonho familiar.
“Eu e as minhas filhas estamos ansiosas para competirmos, somos três atletas indígenas bem preparadas para mostrarmos todo nosso potencial e alcançar a vitória nacional, pois estamos nos dedicando e treinando sem parar”, destacou a lutadora Kamila.
Dia das Mães Ancestrais Espetáculo Quilombo de Serpa homenagem oficina amazonas cartas caruanas manaus atlas da Amazônia sociedade manaus amazonas fundação cardeais conclave internacional amazonas policial investigação manaus policia militar sobreviventes resgate bolivia queda de avião acidente aereo projeto emprego oportunidade mais médicos educação brasil Cursinho popular inscrição programa do MEC amazonas atropelamento tragédia manaus acidente amazonas henry freitas cultura terapya show manaus