A 8ª Corrida da Água, promovida pelo Grupo Literatus Educacional, no último domingo (26), na avenida das Torres, reuniu mais de 2 mil atletas, entre profissionais e amadores, superando as expectativas da organização do evento e ainda com um aumento das categorias de atletas com deficiência e acima de 60 anos.
“Ficamos muito impressionados com o crescimento de atletas ao longo das edições da corrida e com um destaque para aqueles com deficiência e também os acima de 60 anos”, afirma a mantenedora do Literatus, Elaine Saldanha. “Tivemos um aumento ao longo dos anos saindo de uma média de 10, 20 e 30 atletas, para chegar a 50 e 60. Isto demonstra que as pessoas estão buscando cada vez mais a qualidade de vida, e esperamos que a Corrida da Água tenha contribuído para esse resultado”.
Elaine ressalta que a competição já faz parte do calendário de corridas de Manaus, tornando-se um momento de celebração do aniversário do Literatus, que comemora 32 anos este ano, contribuindo com a conscientização sobre a importância da água. “Embora estejamos em um estado onde a água é abundante, é importante que todos entendam que qualquer recurso natural pode ser finito e a água é um desses exemplos”, ressaltou.
A corrida da Água reuniu atletas profissionais e amadores e ainda contou com a participação do prefeito de Manaus, David Almeida. “Para quem estava há muito tempo parado, foi um ótimo tempo”, comemorou o prefeito, avaliando sua performance ao final da corrida.
O professor de educação física Sérgio Nazareno também gostou da performance dos 30 atletas que levou para a competição, muitos deles dentro da categoria de pessoa com deficiência. “Esta prova, pra mim, tem um significado fundamental porque celebra a água e é organizado por uma instituição de ensino. Isto significa que o retorno é ainda maior porque sempre pode vir uma pesquisa, um estudo ou até um relacionamento junto com a corrida. Todos ganham e o estado também”, comentou o atleta.
Resultado
O primeiro atleta a cruzar a linha de chegada na categoria 5 mil quilômetros foi Luis Moura Camelo que levou 17 minutos e 16 segundos entre a largada e a chegada. Na mesma categoria 5k só que para mulheres, Genilce Santana foi a vencedora com o tempo de 22 minutos e 29 segundos.
No percurso mais longo, de 10k, o grande ganhador foi Evilazio Santos da Silva Junior com o tempo de 38 minutos e 32 segundos. Diene da Silva Rocha foi a primeira colocada no feminino, com 48 minutos e 27 segundos.
Veja abaixo os 3 primeiros colocados de todas as categorias. Para ver o resultado final, basta acessar o endereço https://resultscui.active.com/
CATEGORIA 10K MASCULINO
1º Evilazio Santos Da Silva Junior 00:38:32
2º Radson de Lima Rodrigues
3º Erivelton Da Silva Passos
CATEGORIA 10K FEMININO
1º Diene da Silva Rocha
2º Valdirene da Silva Matos
3º Tereza Cristina Bittencourt Delgado
CATEGORIA 10K 60+ FEMININO
1º Benedita de Carvalho 01:03:22
2º Bety Desy Queiroz
3º Maria Aracelia Soares
CATEGORIA 10K 60+ MASCULINO
1º Epitacio Correia
2º Jorge Eliecer
3º Fernando Santos
CATEGORIA 5K MASCULINO
1º Luis Moura Camelo 00:17:16
2º Marrinaldo da Costa 00:18:01
3º Francisco Irinaldo Alves De Sousa 00:18:17
CATEGORIA 5K FEMININO
1º Genilce Santana 00:22:29
2º Tamires Larissa Souza 00:23:24
3º Vanessa Santos 00:23:45
CATEGORIA 5K 60+ FEMININO
1º Maria das Graças
2º Celia Regina Santos
3º Anacelia Rodrigues
CATEGORIA 5K 60+ MASCULINO
1º Marco Antonio Alecrim de Lima
2º Gilson da Silva Oliveira
3º Cicero Ferreira
CATEGORIA 5K VISUAL MASCULINO
1º Williams Paes 00:22:48
2º Gabriel Brandão
3º Manuel Carlos Almeida
CATEGORIA 5K VISUAL FEMININO
1º Camili Vitoria da Slva 00:25:26
2º Josimara Andrade
CATEGORIA 5K CADEIRANTE MASCULINO
1º Raimundo de Mesquita
2º Mario Jorge dos Santos
3º Ramon Paes Cardoso
CATEGORIA 5K CADEIRANTE FEMININO
1 - Cristiane Gonçalves
2 - Marleide Sales
3 - Carolina Raiane
homenagem Espetáculo Ancestrais Quilombo de Serpa Dia das Mães amazonas cartas caruanas manaus oficina fundação sociedade manaus amazonas atlas da Amazônia conclave internacional cardeais investigação policia militar amazonas manaus policial acidente aereo bolivia queda de avião resgate sobreviventes emprego oportunidade projeto mais médicos programa do MEC inscrição Cursinho popular educação brasil atropelamento amazonas manaus acidente tragédia manaus amazonas show henry freitas cultura terapya