Servidores da Suframa estão em Copenhague, na capital da Dinamarca, participando do curso “Fostering Innovation and Commercializaon of Intellectual Property Rights” (Promoção da Inovação e Comercialização de Direitos de Propriedade Intelectual - DPI). O curso, que ocorre de 13 a 31 de março, é organizado pelo Danida Fellowship Centre (DFC), instituição vinculada ao Ministério de Relações Internacionais da Dinamarca, e faz parte de Acordo do Cooperação Técnica (ACT) firmado entre a Autarquia, o Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).
Ministrado pelos instrutores Erik W. Hallgren, Ole Kjeldal Jensen e Palle Hoy Jakobsen, em uma das unidades da Copenhaguen Business School (CBS), o curso tem por objetivo possibilitar o desenvolvimento de competências centrais na gestão da inovação e comercialização de Direitos de Propriedade Intelectual, fornecendo aos participantes o conhecimento necessário para unir inovação, DPI e negócios e traduzir os conceitos de DPI em termos comerciais. A capacitação também busca permitir que os participantes entendam desafios em indústrias baseadas em DPI relacionados ao empreendedorismo e à inovação.
No total, o curso conta com 28 participantes, sendo quatro servidores da Suframa: Franciele da Silva Nascimento, Marcelo Clinger Vieira Cavalcante, Taynara Tenório Cavalcante Bezerra e Vitor César Picanço Lopes. Os demais participantes são oriundos de entidades públicas e privadas da Índia (15 pessoas) e também do Brasil (outras 9 pessoas), os quais representam as seguintes instituições: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Ifam, INPI, Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal do Ceará (UFC).
O engenheiro da Suframa, Marcelo Cavalcante, explica que, paralelamente às atividades teóricas, cada participante está desenvolvendo um projeto visando à identificação de necessidade de aprimoramentos na própria instituição no que diz respeito à Propriedade Intelectual, baseando-se no disposto na ISO 56000. “Uma das atividades necessárias para a obtenção do certificado é a realização de uma sessão de sparring, que consiste em apresentar a ideia de projeto a um dos instrutores e trabalhar nos feedbacks. Além de serem apresentados aos demais participantes ao final do curso, estes projetos também serão levados ao conhecimento posteriormente da gestão da Suframa, a fim de que possam ser aproveitados nas ações de desenvolvimento da cultura de inovação em curso na Autarquia”, complementou.
ACT
Além do curso de Promoção da Inovação e Comercialização de Direitos de Propriedade Intelectual, o ACT firmado entre a Autarquia, o Ifam e o INPI também já possibilitou a realização de outra ação de capacitação sobre os temas de inovação e empreendedorismo neste mês: o treinamento “Patentes e Bioinovação para a Região Amazônica”, ocorrido entre os dias 21 a 23, no Ifam, com envolvimento de servidores das três instituições.
icaro gaspar treinamento manaus estratégia evento proposta oportunidade idaam colégio militar manaus prova amazonas concurso academia de belas artes amazonas rio grande do sul estudante manaus manaus flim festival literario de manaus luso sporting clube amazonas festival amazonas de opera cultura opera nas escolas manaus amazonas manaus amazonas edital leilão amazônia golf resort enem manaus estudo idaam alunos educação manaus dia das bruxas amazonas halloween caça aos doces flashback show dj raidi rebello millenium shopping manaus amazonas amazonas Voo Livre História programação manaus