Em comemoração aos 14 anos do Palacete Provincial, acontece neste sábado (25/03), das 9h às 17h, visitação monitorada por personagens caracterizados, rodas de conversas e apresentações musicais. O Palacete Provincial fica localizado na Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia), Centro, e conta com acervo de três museus, Pinacoteca do Estado e uma sala de exposição de arqueologia, com fragmentos da história do Amazonas.
O espaço cultural é administrado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. De acordo com a gerente do museu, Márcia Fernandes, o Centro Cultural representa transformação e história para o povo amazonense.
“Quando se fala em museu se pensa em um lugar estático e com coisas antigas, e o Palacete Provincial vem justamente provar o contrário, museu é movimento, arte e cultura. Dentro do Palacete há três museus, a Pinacoteca e uma sala de exposição, isso tudo faz uma integração da população com a história. O Palacete completa 14 anos de sua inauguração como um Centro Cultural de resgate e preservação da arte, mas o prédio em si, é um espaço centenário, do século XIX e isso tudo é apresentado de forma dinâmica e criativa” conta Márcia.
A programação tem início às 9h, com a visitação monitorada com personagens caracterizados. Ainda às 9h, acontece a roda de conversa “Palacete 14 anos de história”, com a participação dos gerentes do Departamento de Museus (Demus), na sala do Museu da Imagem e do Som do Amazonas (Misam).
Já o corredor térreo do Palacete recebe, às 10h, a apresentação musical da Orquestra de Violões do Amazonas (OVAM), “Ovam em ritmos Brasileiros”. O corredor térreo conta, ainda, com a apresentação do Grupo Vocal dos Corpos Artísticos (GVCA), às 15h.
A programação se encerra às 17h, no auditório do Palacete Provincial, com a apresentação da da Banda Musical de Fuzileiros Navais da Marinha.
Palacete Provincial
O Palacete tem três museus em funcionamento, Museu da Imagem e do Som (Misam), Museu de Numismática Bernardo Ramos, Museu Tiradentes, além da Pinacoteca do Estado e da Exposição de Arqueologia. Segundo Márcia Fernandes, os visitantes podem imergir em histórias totalmente distintas a cada sala de exposição.
“Você pode ir na Pinacoteca apreciar quadros nacionais e internacionais, ir ao Museu de Numismática aprender sobre moedas e cédulas, depois ir ao Museu da Imagem e do Som e imergir em uma experiência totalmente diferente, por isso, convidamos os turistas e cidadãos amazonenses a conhecerem esse vasto acervo, de um lugar que já foi quartel da polícia e foi restaurado para receber arte e conhecimento”, afirma.
resgate humaita amazonas criança perdida manaus brasil Alexandre de Moraes Fernando Collor Supremo Tribunal Federal saúde creme dental colgate pasta de dente brasil anvisa O Profissional do Momento manaus cultura amazonas Tasselo Brelaz livro manaus galeria cidade aberta parintins projeto amazonas amazonas manaus carro manaus diecast exibição de carro amazonas música manaus dia do jazz amazonas filarmonica amazonas manaus recuperafone coletivo mais seguro amazonas cin registro manaus identidade documentos Ponte Rio Negro investigação mpam manaus