Com mais de oito anos de criação, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista, na Margem Esquerda do Rio Negro, é protegida por comunitários em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), e desenvolvida por comunitários que geram renda sustentável por meio da floresta.
Incentivar e disseminar práticas que atuam em prol da conservação da Amazônia é um dos objetivos de Elizangela Borges, de 40 anos, pioneira no desenvolvimento de cosméticos dentro de uma RDS e proprietária da Pousada Yara o Encanto da Floresta.
“A nossa primeira oficina na nossa comunidade foi sobre o xarope de Jatobá e a pomada milagrosa. Aquela vontade de levar saúde para as pessoas através dos cosméticos foi nascendo em mim. Meus primeiros sabonetes foram de copaíba e andiroba, que vieram a nascer em 2020. O Yara nasceu justamente com o objetivo de levar para os cosméticos os benefícios por meio das plantas e ervas medicinais”, disse.
A guardiã do meio ambiente contou que a ideia da linha de cosméticos deu tão certo, que já exportou os produtos naturais para os países da Rússia, Índia e Estados Unidos. Já no âmbito nacional, Elizangela exporta para os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e para todo o Amazonas.
“As pessoas começaram a provar esse produto, começaram a se interessar e encomendaram os produtos. O retorno para mim é muito gratificante. Falo que a natureza vale muito mais em pé do que derrubada. A gente precisa desse ar para viver e a floresta para se manter em pé precisa ter o nosso respeito”, enfatizou.
O material da Usina de Cosméticos, que produz sabonete, shampoo e óleos essenciais, é todo retirado das árvores da Comunidade Bela Vista do Jaraqui, RDS, que fica dentro da Reserva Puranga Conquista.
RDS Puranga Conquista
A RDS Puranga Conquista foi criada em 2014. Inicialmente, a área integrava o Parque Estadual Rio Negro Setor Sul – que, por ser uma UC de proteção integral, não permitia a existência de moradores no local.
Com a recategorização da Unidade de Conservação, uma área de 77.011,46 hectares do Parque virou o que hoje é a RDS – UC de uso sustentável, que permite a existência de populações tradicionais integradas a um sistema de exploração sustentável dos recursos.
amazonas Eneva energia complexo termelétrico Azulão Silves manaus show luh bacelar guto lima amazonas berg guerra manaus show manaus amazonas Instituto Amazônia Equatorial manaus amazonas manaus saude dentista protese dentária Taty Suky proposta estratégia evento treinamento icaro gaspar manaus concurso manaus amazonas idaam prova oportunidade colégio militar amazonas academia de belas artes rio grande do sul manaus estudante luso sporting clube flim festival literario de manaus amazonas manaus festival amazonas de opera manaus cultura amazonas opera nas escolas