Na votação ocorrida nesta quarta-feira (15), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), os deputados estaduais aprovaram os nomes para composição de cinco Conselhos Estaduais; o reajuste dos vencimentos dos servidores do Tribunal de Justiça e mantiveram quatro vetos governamentais.
Foram aprovados nomes que comporão o Conselho Estadual de Educação Indígena (CEEI-AM); Conselho Estadual de Assistência Social do Amazonas (CEAS); Conselhos Permanentes de Disciplina da Polícia Militar; Conselho Estadual de Regulação e Controle dos Serviços Públicos Concedidos do Estado do Amazonas (CERCON) e o Conselho Fiscal da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
O governador Wilson Lima enviou à Assembleia uma relação de quatro vetos de Projetos de Lei oriundos da Casa Legislativa, todos mantidos pelos parlamentares. Entre eles, destaca-se o Veto total nº 01 de 2023 sobre o Projeto de Lei nº 281 de 2021, da deputada Dra. Mayara (Republicanos), que pretendia obrigar o Executivo a destinar 30% das vagas de cargos em comissão para mulheres foi mantido pelos deputados estaduais, com votos contrários dos deputados Dr. Gomes e Alessandra Campêlo, ambos do PSC, Mayra Dias (Avante) e Joana Darc (União Brasil).
O Veto Total nº 03/2023 ao Projeto de Lei nº 668/20121, do deputado Delegado Péricles (PL), que dispõe sobre a disponibilização de informações aos proprietários de veículos apreendidos e removidos para pátios de guarda também foi mantido, mesmo sob protestos do autor e votação contrária dos deputados Rozenha (PMB) e Comandante Dan (PSC).
De acordo com o deputado, em discurso contra o veto, o Governo do Estado foi induzido ao erro pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE-AM). “O Projeto de Lei visa apenas que os veículos automotores que forem removidos e apreendidos deverão ter seu local de armazenamento informado ao Departamento de Trânsito do Amazonas (Detran) no prazo de quatro horas, a contar de sua remoção ou apreensão”, declarou.
Os deputados aprovaram na votação 51 requerimentos, que serão encaminhados aos destinatários: órgãos federais, estaduais e municipais. Na ocasião, o presidente Roberto Cidade (União Brasil) promulgou um conjunto de seis matérias, sendo cinco Projetos de Decreto Legislativo de indicação dos nomes para Conselhos Estaduais e a Lei nº 6.208 de 2023, que determina a gratuidade de inscrição em concursos públicos estaduais a candidatos com deficiência.
Projetos de Lei
Tramitam na Assembleia Legislativa 49 matérias legislativas que, caso aprovadas, seguem para sanção ou veto do governador.
As propostas cumprem o rito de tramitação de três dias e após o prazo, estarão aptas a entrarem na pauta de votação.
Destacam-se um conjunto de 26 Projetos de Lei apresentados pelo deputado Rozenha, tal como o PL nº 204 de 2023, que estabelece campanha de prevenção e combate ao assédio sexual nas escolas, universidades e faculdades das redes de ensino pública e privada no Amazonas.
“O constrangimento gerado por práticas de assédio pode resultar em problemas físicos e mentais, além de momentâneo sentimento de impotência e humilhação. Assim, o objetivo primordial desta propositura é preservar direitos fundamentais de homens e mulheres, bem como garantir seu desenvolvimento pessoal e profissional”, defendeu Rozenha.
formação desenvolvimento regional escola técnica de Silves educação Eneva compromisso primeira turma amazonas manaus águas de manaus sebastião teatro amazonas mostra programação Museu do Seringal cultura turismo manaus cultura música manaus festival do beiradão amazonas Raphael Ghanem show manaus amazonas youtuber batalha prime manaus amazonas cufa manaus cufa amazonas Roda de Capoeira da Eduardo Ribeiro manaus roda de capoeira capoeira projeto meu pai tem nome amazonas manaus defensoria pública programação mostra de teatro águas de manaus diversidade amazonas manaus programação passo a paço sou manaus ingresso show pulseira