O deputado Cristiano D’Angelo (MDB) apresentou o projeto de Lei nº189/2023 que dispõe sobre as diretrizes para o fortalecimento do cooperativismo da agricultura familiar no Amazonas. A propositura tem a intenção de promover a inclusão e desenvolvimento sustentável para as famílias rurais.
Para Cristiano, essas diretrizes vão incentivar a participação das cooperativas em feiras e eventos locais, regionais e nacionais, como forma de ampliar sua visibilidade e acesso a novos mercados. “Além de mais visibilidade aos produtores, também queremos estimular por meio de políticas públicas que ofereçam incentivos financeiros e técnicos para esse fortalecimento”, acrescenta.
As cooperativas são organizações que reúnem produtores para fortalecer sua capacidade de negociação e comercialização, além de promover o desenvolvimento econômico e social das comunidades locais.
Na justificativa do PL também estão as orientações para capacitação e treinamento gestores de cooperativas e dos próprios cooperados, visando o aprimoramento da gestão e da produção, bem como a ampliação da capacidade de negociação e comercialização.
No pós-pandemia, a queda do PIB, o aumento da taxa de desemprego e da fome, a ampliação do papel da agricultura familiar e suas cooperativas são fundamentais para a retomada de um desenvolvimento sustentável. Portanto, é imperioso promover junto ao cooperativismo políticas públicas para o acesso aos ativos e aos serviços rurais, aos recursos de capital de giro e investimentos em logística e agroindústria.
“Queremos trabalhar a representatividade e o acesso a recursos com outras organizações da sociedade civil e do poder público”, argumenta o parlamentar que é presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Comapa).
Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente
Cristiano D’Angelo é natural de Manacapuru (93km da capital), filho de agricultores, desde os 16 anos de idade é empresário no ramo da agricultura e pecuária. Até hoje, é um forte incentivador do desenvolvimento econômico, cultural e social da região metropolitana de Manaus. Cumpre seu primeiro mandato, na 20ª Legislatura do Estado do Amazonas, além de ser presidente da Comapa, também é vice-presidente da Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento e titular da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação, Informática e Inovação.
proposta treinamento evento icaro gaspar manaus estratégia concurso prova amazonas colégio militar idaam manaus oportunidade academia de belas artes manaus amazonas rio grande do sul estudante luso sporting clube flim amazonas manaus festival literario de manaus festival amazonas de opera manaus cultura opera nas escolas amazonas amazônia golf resort amazonas edital manaus leilão manaus estudo alunos educação idaam enem caça aos doces halloween dia das bruxas manaus amazonas millenium shopping amazonas flashback show manaus dj raidi rebello manaus Voo Livre História amazonas programação