A deputada Joana Darc (União Brasil) participou, na manhã desta segunda-feira (06), no Plenário Ruy Araújo, da instalação da Procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A introdução da Procuradoria é de responsabilidade da Comissão da Mulher, da Família e da Pessoa Idosa da Casa, Comissão a qual a parlamentar é membra titular.
Além de Joana, estiveram presentes as demais deputadas da Aleam e, ainda, a solenidade contou com a participação da idealizadora do Instituto Justiça de Saia e do Projeto Justiceiras, Gabriela Manssur. Durante o evento, Manssur, que é advogada especialista em Direito das Mulheres, palestrou sobre temas importantes em relação à defesa e a promoção da mulher na sociedade.
“Estou muito feliz, pois a Procuradoria Especial da Mulher da Aleam representa os avanços das conquistas femininas no Parlamento. Como deputada estadual mais votada no Amazonas, vejo que é de extrema importância nos posicionarmos sempre que necessário, pois o machismo ainda é muito forte”, ressaltou a parlamentar.
Joana considera indispensável todos os eventos que visam o apoio, estudo, estímulo e desenvolvimento das mulheres, não somente em solo amazonense, mas também em todo o Brasil.
“Solenidades como esta devem virar rotina para que juntas possamos transformar o Amazonas, trazendo mais segurança, projetos, programas e políticas públicas relativas aos direitos das mulheres amazonenses e também do público feminino de todo o País", disse.
Marco histórico
Para Joana, a instalação da Procuradoria Especial da Mulher é um marco histórico dentro da política amazonense, deixando um legado e, ainda, espera ver mais mulheres ocupando espaços, seja no parlamento ou no cotidiano de causas necessárias da sociedade. Além disso, a parlamentar pondera que com esse legado, não haverá mais retrocesso na Casa Legislativa.
"Me sinto feliz em participar desse momento histórico. O que nós estamos fazendo hoje é história e será um legado para o Amazonas. É a primeira vez que a Aleam tem cinco mulheres eleitas para estarem aqui como deputadas, e eu sempre falo que quando tem mulheres nos espaços de poder, inclusive, incentivo que a mulher precisa ocupar todos os espaços possíveis e imagináveis, nós conseguimos políticas públicas voltadas para a defesa de todas as mulheres", disse.
Dia das Mães Espetáculo Ancestrais homenagem Quilombo de Serpa oficina manaus cartas caruanas amazonas manaus atlas da Amazônia sociedade amazonas fundação cardeais internacional conclave policial investigação manaus policia militar amazonas sobreviventes resgate queda de avião bolivia acidente aereo oportunidade mais médicos emprego projeto brasil educação Cursinho popular programa do MEC inscrição acidente amazonas atropelamento tragédia manaus terapya cultura amazonas henry freitas manaus show