Com uma agenda propositiva de temas relacionados às mulheres, o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), apresentou mais um Projeto de Lei que visa ampliar a atenção ao público feminino.
Autor do PL nº 60/23, que dispõe sobre o tratamento fisioterapêutico de mulheres mastectomizadas, Cidade propõe que o governo do Estado celebre parcerias e/ou convênios que visem assegurar e ampliar o atendimento às mulheres mastectomizadas, no acompanhamento fisioterapêutico no pré e pós-operatório.
“O câncer de mama causa danos emocionais à mulher que precisa, cada vez mais, do apoio do poder público para superar as dificuldades próprias da doença e ganhar em qualidade de vida. A fisioterapia para pacientes em tratamento de câncer de mama ajuda na recuperação e na prevenção de complicações da doença. No pós-operatório da mastectomia, a fisioterapia contribui para a reabilitação, melhorando a autonomia e a autoestima da paciente. Confio que esse PL será aprovado e que, muito em breve, as mulheres em tratamento terão esse ganho a mais”, falou.
Conforme o PL, a fisioterapia de preparação ou reabilitação será oferecida a todas as mulheres que se submeterão ou foram submetidas à mastectomia, com ou sem esvaziamento axilar. Caberá ao Poder Executivo estabelecer parceria junto às prefeituras do interior do Estado com o intuito de capacitar os profissionais da fisioterapia para o tratamento de pacientes mastectomizadas.
Câncer de mama
O câncer de mama pode se apresentar de múltiplas formas clínicas e morfológicas, com diferentes graus de agressividade tumoral e potencial metastático, podendo atingir mulheres de qualquer faixa etária.
O câncer é um problema de saúde pública mundial. Na última década, houve um aumento de 20% na incidência e espera-se que, para 2030, ocorram mais de 25 milhões de casos novos. São esperados 704 mil casos novos de câncer para o triênio 2023-2025. O câncer de mama feminina e o de próstata foram os mais incidentes com 73 mil e 71 mil casos novos, respectivamente.
Dados da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCECON) indicam que, de janeiro a setembro de 2020, o setor de terapia da unidade atendeu 1.217 que totalizaram 8.263 procedimentos.
treinamento estratégia evento icaro gaspar manaus proposta manaus idaam colégio militar prova concurso oportunidade amazonas manaus amazonas academia de belas artes estudante rio grande do sul luso sporting clube amazonas flim manaus festival literario de manaus festival amazonas de opera cultura opera nas escolas manaus amazonas edital amazonas amazônia golf resort manaus leilão educação idaam alunos enem estudo manaus halloween manaus dia das bruxas amazonas caça aos doces flashback millenium shopping dj raidi rebello amazonas manaus show amazonas História manaus programação Voo Livre