A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) inaugura, nesta quinta-feira (2), a exposição fotográfica “Un!versa”. Promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SEC), a Mostra chega ao Parlamento estadual, por iniciativa da Procuradoria Especial da Mulher e da Comissão da Mulher, da Família e da Pessoa Idosa, ação articulada pela 2ª vice-presidente da Casa, deputada Alessandra Campêlo (PSC) e pelo presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (União Brasil).
A exposição localizada no hall Homero de Miranda Leão tem entrada gratuita e ficará aberta ao público até o dia 15 de março.
A exposição conta com o trabalho de dez profissionais da fotografia: Adriana de Lima, Chris Gouvea, Claudia Higuchi, Kamila Venuz, Lizete Viana, Mariana Rebouças, Paula Moraes, Ruth Jucá, Sara Rangel e Selma Maia.
A curadoria da exposição é de Cleia Viana, que destaca que a atividade apresenta imagens de mulheres, entre 70 e 80 anos, como protagonistas, com o intuito de evidenciar a força e a plenitude dessas mulheres, que têm a marca da terra e enfrentam desafios e diversidades de viver na Amazônia.
“A Mostra é uma forma de reconhecer a luta desarmada e o silêncio dessas mulheres, dando voz e visibilidade à sua sabedoria e sua história de vida, que certamente irão inspirar muitos visitantes”, enfatiza a profissional com ampla experiência em curadorias.
“A Casa Legislativa mais uma vez abre espaço ao protagonismo das mulheres. Essa exposição é particularmente especial, pois traz mulheres idosas em momentos únicos captados por profissionais da fotografia também mulheres. Então, com certeza, o expectador verá muita sensibilidade e força nos registros. Esta atividade será o começo das ações de celebração do mês das mulheres na Aleam”, destacou o chefe do Poder Legislativo.
A deputada Alessandra Campêlo enfatizou que a exposição valoriza tanto as dez profissionais da fotografia quanto as mulheres retratadas na Mostra.
“No Mês da Mulher é importante dar protagonismo às mulheres em todas as áreas e a Assembleia Legislativa na condição de Poder que trabalha pela garantia dos direitos das mulheres faz parte desse grande movimento. Esse é um segmento no qual nós mulheres, que somos maioria da população, estamos inseridas e desenvolvemos trabalhos de excelência”, disse.
Visibilidade de mulheres anônimas
A curadora afirma ainda que a intenção da exposição “Un!versa” foi para dar visibilidade a essas mulheres anônimas, para que a população se sentisse representada. “Elas mulheres normalmente são invisíveis e assim poderiam contar suas lindas histórias e se sentirem vivas, importantes. A construção da exposição se dá pela coletividade de artistas, que transforma o tempo de efêmeras imagens a se revelar ao mundo realidades evidentes em cada sulco formado no rosto anônimo dessas mulheres”, avaliou.
educomunicação COP30 ativismo climático Jovens da Amazônia oficinas conversa euler ribeiro idosos roda de conversa workspace manaus amazonas primeiros socorros emocionais saúde programação ingresso atrações sou manaus passo a paço programação show amazonas manaus aves livro premiação educação Eneva compromisso desenvolvimento regional escola técnica de Silves formação primeira turma sebastião mostra manaus águas de manaus teatro amazonas amazonas programação cultura Museu do Seringal turismo manaus música festival do beiradão cultura manaus amazonas youtuber manaus Raphael Ghanem amazonas show